Indicadores Estadão Imóveis
FIPEZAP: 
0.43%
ICON: 
0.45%
IGP-M: 
-0.64%
INCC: 
0.51%
IPCA: 
1.14%
PMI: 
23.0%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Aluguel / Checklist do que é preciso para alugar um apartamento

Checklist do que é preciso para alugar um apartamento

Seguro fiança, reajustes, vistorias e outros. Inquilino e proprietário precisam cumprir todas as exigências quando estão negociando a locação de um imóvel


Da Redação

15/12/2020 - 3 minutos de leitura


O contrato aponta questões extremamente importantes e requer uma atenção especial/ Foto: Getty Images
São Paulo sedia Urban Future:...

03/11/2021 20:00 até 03/11/2021 23:00


Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.

Na hora de escolher um bem para alugar, existem vários pontos de atenção que servem de filtro para realizar a busca, desde localização, tamanho e demais características. No entanto, no momento de fechar o negócio, há uma série de exigências que precisam ser cumpridas.


Para auxiliar neste processo, preparamos uma lista com os principais deveres. Confira abaixo:

Garantias

Ao alugar um patrimônio o proprietário busca duas coisas: rentabilidade e segurança. Por isso, a preocupação com a inadimplência e com os possíveis danos causados ao seu bem faz com que sejam necessárias algumas garantias.

Os principais modelos de garantias exigidas pelo locador são:

  • Fiador – Uma terceira pessoa, dono de algum imóvel quitado e com renda três vezes maior que o valor do arrendamento e encargos, assina o contrato de aluguel se dispondo a arcar com as despesas da locação se o locatário não o fizer;
  • Seguro fiança – O proprietário da unidade é beneficiário de uma apólice de seguro contratada pelo locatário, onde, no caso de inadimplência, o seguro arca com o ressarcimento das despesas não pagas;
  • Título de capitalização – O valor de um título de capitalização é acordado entre as partes e, então, o inquilino faz a aquisição deste, onde, em caso de inadimplência, o proprietário do imóvel pode resgatar;
  • Caução hipotecária – O inquilino apresenta um bem quitado como garantia para o locador, onde a penhora pode ser realizada para arcar com as despesas no caso de inadimplência.

Contrato

O contrato aponta questões extremamente importantes e requer uma atenção especial aos seus termos, principalmente aos reajustes, valores e multas de cancelamento.

Veja qual é o índice que será utilizado para o cálculo do reajuste de aluguel. Os três principais parâmetros e siglas são os seguintes:

  • Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M);
  • Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Vistoria

A vistoria do imóvel é uma proteção para ambas as partes, sendo que, mesmo que o proprietário realize uma avaliação do estado do local, é crucial o inquilino conferir e também realizar a sua análise.

Seja minucioso, fotografe e registre tudo, de preferência durante o dia e com boas condições de iluminação. Abra todas as torneiras e chuveiros, confira as lâmpadas, observe se existem rachaduras e imperfeições causadas pelo uso ou falta de manutenção.

Os pontos que costumam demandar mais atenção, já que são responsáveis pelas maiores despesas de manutenção, são as redes hidráulica e elétrica. Por isso, se necessário, considere contar com a avaliação de um especialista, atestando sobre as condições de ambas.

Na hora de realizar a vistoria, tenha em mão os seguintes itens:

  • Lâmpadas para testar os bocais e luminárias;
  • Fita métrica ou trena para verificar as passagens e se o local comporta os seus móveis;
  • Balde para a verificação o escoamento dos ralos;
  • Caneta de teste ou pequenos equipamentos eletrônicos para verificar as tomadas;
  • Câmera fotográfica ou celular para registrar todos os pontos que considerar importante.

Agora que já tem em mente o que é preciso para alugar um apartamento, prepare o seu checklist em duas etapas: primeiro cumprindo as suas expectativas em relação ao imóvel e outro com as exigências do proprietário para que você possa ocupar o imóvel.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas