Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Arquitetura Sustentável / 5 soluções sustentáveis para se livrar de baratas em casa

5 soluções sustentáveis para se livrar de baratas em casa

Controle o inseto sem utilizar pesticidas agressivos ao meio ambiente ou à saúde da família


Da Redação

08/12/2020 - 2 minutos de leitura


A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Mesmo que muitos recorram a inseticidas na hora de se livrar de alguma barata em casa, o produto apresenta uma série de problemas, desde a possibilidade de eliminar insetos que são cruciais para o meio ambiente, como abelhas, bichos que combatem o surgimento de outras pragas, como aranhas, e até mesmo questões relacionadas a saúde dos animais de estimação.

Ainda assim, as baratas apresentam sérios riscos à saúde, disseminando doenças como salmonelose, infecções por staphylococcus, bactérias de escherichia coli, febre tifóide, gastroenterite e demais problemas relacionados, principalmente, a ingestão de alimentos que tiveram contato com o bicho.

Por isso, separamos algumas dicas e soluções sustentáveis para livrar a sua casa das baratas. Confira!

Folha de Louro

Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.  

Eucalipto e alecrim

Esse é mais um aroma que evita o surgimento dos bichos na residência, já que, assim como ocorre com as folhas de louro, os insetos detestam. Neste caso, dê preferência a produtos de limpeza que possuam essa essência ou prepare você mesmo uma solução de eucalipto com alecrim e passe pelo chão da casa.

Água e sabão

Não é só para limpeza que água e sabão são úteis. Neste caso, trata-se de um poderoso inseticida natural para se livrar dessas criaturas nojentas. A solução é uma alternativa ao inseticida em spray: basta misturar água e sabão até o líquido ficar escorregadio, e borrifar sobre o inseto quando ele aparece. O sabão age entupindo os poros da barata e a impedindo de respirar, para matar o bicho sem a necessidade de venenos.

Bicarbonato

A solução é utilizada para substituir aquelas famosas armadilhas que atraem e envenenam as baratas. Para isso, basta misturar açúcar com bicarbonato e espalhar em potinhos devidamente posicionados em pontos estratégicos da casa. Enquanto o açúcar atrai as baratas, o bicarbonato acaba por envenenar o inseto.

Água fervendo

Um dos locais mais comuns para abrigo desses insetos em centros urbanos é a rede de esgoto. Por isso, é comum a bichana entrar em casa pelos canos em busca de resíduos de alimentos presos na tubulação. Uma dica importante é: além de tampar os ralos do banheiro e tanques após o uso, despejar água fervendo no ralo da pia após lavar as louças, eliminando sujeiras e gordura que estejam presos.

Por fim, basta ter na memória que as baratas gostam de se abrigar em locais quentes, úmidos e próximos a uma fonte de alimentos, mesmo quando não existe sujeira. É importante limpar os armários periodicamente, evitar o acúmulo de louça suja e embalagens de alimentos abertos por muito tempo.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas