Decoração, reforma e construção

Truques caseiros infalíveis para acabar com as formigas em casa

Detergente, água, vinagre e canela em pó tornam essa tarefa mais fácil

Por:Breno Damascena 26/12/2022 2 minutos de leitura
combater-formigas-em-casa
Infestação de formigas pode ser combatida com práticas simples e acessíveis/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Basta deixar um pedaço de pizza na pia da cozinha ou esquecer um restinho de comida no lixo para as formigas invadirem a casa. A partir daí, a busca para acabar com as formigas se torna constante.

Além do incômodo que causam, elas podem transmitir doenças e, por isso, precisam ser combatidas. Recorrer a soluções agressivas, como inseticidas, nem sempre é a melhor solução.

Esses produtos podem contaminar alimentos armazenados no ambiente, causar malefícios à saúde dos animais de estimação e até exterminar outros insetos e organismos que são importantes para o meio ambiente, como abelhas.

Para ajudar quem quer dar aquela geral antes de viajar no final do ano, o Estadão Imóveis convidou o influenciador digital, Tiago Haka, o Homem Diarista, para dar dicas caseiras de como prevenir o surgimento e combater de forma sustentável a proliferação de formigas em casa.

Publicidade

Antes de pensar em formas para acabar com as formigas em casa, descubra o foco de proliferação

Antes de começar a acabar com as formigas, é importante saber onde elas estão concentradas para vetar esses lugares. “Você precisa de paciência e cuidado para encontrá-las. Quando descobrir, sugiro colocar massa nas paredes ou encontrar formas de fechar as entradas e evitar que elas tenham esse acesso”, recomenda Haka. 

“As formigas tendem a invadir nossas casas para procurar alimentos. Açúcar, resto de comida, xaropes, etc. Mas de onde elas vieram?”, questiona. “Só depois disso partimos para a limpeza do ambiente”, adiciona.

Detergente + água

Ao invés de apelar para inseticidas ou pesticidas, a orientação é utilizar detergente.

“Misture um litro de água com um copo pequeno de detergente neutro (‘pode ser aqueles copos de requeijão’) e coloque em um borrifador. Aplique o produto direto no pano para realizar a limpeza”, receita Haka. 

Publicidade

Vinagre

O diarista lembra que quando teve uma infestação de formigas em casa, ele recorreu ao vinagre. “Além de ter o poder de potencializar o repelente composto de detergente e água, o produto também pode ser misturado com água e se tornar um repelente natural contra as formigas”, alega. 

A dica é colocar o vinagre com água dentro do borrifador e espirrar nos locais onde as formigas estão. “Caso queira deixá-lo ainda mais potente, coloque um copo pequeno de vinagre de álcool ou de maçã na mistura.”

Leia também: 5 soluções sustentáveis para se livrar das baratas em casa.

Cravo da índia para acabar com as formigas

É possível fazer um repelente de formigas com pedacinhos de cravo da índia distribuídos em pequenos saquinhos espalhados pela casa. “Coloque nos cantos, em armários e no chão”, recomenda o diarista. Além de ser eficiente, a técnica contribui para deixar o ambiente com um cheirinho mais gostoso. 

Publicidade

Canela em pau

Tal qual o cravo da índia, a canela em pau também pode ser um recurso para quem deseja expulsar as formigas de casa e dar um novo aroma ao lar. “Porém, a canela é bem mais cara e difícil de encontrar”, lembra Haka.

“É sempre bom, neste processo, também usar o vinagre, pois ele remove os rastros para as formigas.”

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Ubatuba: SP quer hotel, restaurante e loja em ilha de antiga prisão

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Qual a diferença entre o Casa Verde Amarela e o antigo MCMV?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Bolsonaro corta 95% das verbas do Casa Verde e Amarela para 2023

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Neste ano, crise reduz pela metade os lançamentos

2 minutos de leitura