Notícias

Dicas para acabar com os ratos da sua casa sem usar veneno

Animais comem restos de alimento e procuram lugares fechados para se abrigar

Por: Redação, Estadão Imóveis 13/12/2023 4 minutos de leitura
como-acabar-com-ratos
Manter casa limpa, colocar lixo no horário certo e jogar entulhos fora ajudam a evitar proliferação de roedores/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Viver em uma grande metrópole significa conviver com as pragas que fazem parte do convívio urbano. Casas com entulhos, lixos mal armazenados e restos de comida podem se tornar o abrigo de muitos destes seres, como ratos e ratazanas. 

No entanto, é possível seguir algumas dicas para acabar com os ratos sem precisar recorrer a venenos ou ratoeiras.

Como evitar que ratos encontrem abrigo na sua casa?

O melhor remédio é a prevenção. Existem medidas simples que podem tornar sua casa um ambiente pouco amigável para ratos e outras pragas urbanas. “A primeira coisa é não deixar ração exposta, especialmente durante a noite”, sugere o biólogo Richard Floriani. 

Esquecer alimentos destampados e deixar restos de comida espalhados são imãs para os roedores. A recomendação é dar preferência a lixeiras com tampas, manter a casa sempre higienizada e optar por guardar a comida em potes ao invés de embalagens semiabertas. 

Publicidade

“Também evite o acúmulo de materiais e não deixe entulhos encostados nas paredes. Qualquer coisa que você armazena pode se tornar um esconderijo para os ratos”, complementa Richard. Caixas de papelão, isopor, caixotes e gavetas, por exemplo, são lugares aconchegantes para os roedores. 

Dicas para evitar ratos: 

  1. Não esqueça a ração exposta ou alimentos destampados, principalmente durante a noite
  2. Retire o lixo apenas quando estiver perto do coletor passar para buscá-lo
  3. Mantenha a casa sempre limpa, sem restos de comida
  4. Nunca despeje o lixo a céu aberto ou em terrenos baldios
  5. Limpe o quintal e não deixe a grama ficar muito alta

Como saber se tem ratos na sua casa?

Não viu um rato em casa, mas desconfia que eles já invadiram seu lar? O biólogo Richard Floriani conta que é possível observar alguns sinais que confirmam esta presença.

“Os ratos costumam deixar manchas na parede e espalham fezes pelo ambiente”, ilustra. As manchas a que ele se refere são pequenas trilhas encontradas em paredes, gramados e em restos de materiais empilhados. 

Fechar lixeiras e vedar frestas e ralos que ratos utilizam para acessar o seu imóvel ajudam a diminuir os riscos de uma visita indesejada/ Crédito: Getty Images

Também recomenda-se ficar de olho em manchas de gordura deixadas em paredes e marcas de desgaste feitas por dentes em objetos, madeira, cabos de fiação elétrica ou alimentos. “Em muitos casos eles podem até fazer ninhos. Talvez atrás de um guarda-roupa ou um lugar protegido”, acrescenta Richard. 

Publicidade

O que fazer para acabar com os ratos da sua casa?

Uma vez que os invasores foram descobertos, é hora de pensar em estratégias para combatê-lo. Utilizar venenos representa um risco alto demais no caso do morador ter animais de estimação em casa. Usar ratoeiras também pode resultar em acidentes que vão ferir seus bichinhos. 

“Além disso, se você usar ratoeiras ou armadilhas, vai precisar lidar com o rato depois de capturá-lo. Existe o risco de tomar uma mordida ou dele se decompor depois de ser morto”, comenta o biólogo. Ele recomenda que o morador busque alternativas para expulsá-lo de sua casa sem precisar entrar em contato com o roedor. 

Ações como vedar frestas ou ralos que servem de caminho para a entrada dos ratos ou colocar telas em encanamentos já podem solucionar o problema. 

Especialistas indicam soluções caseiras que geram cheiros que ajudam a coibir os invasores/ Crédito: Getty Images

Outra sugestão de Richard é desenvolver aromas que dificultem a permanência de ratos e ratazanas em casa. “O óleo de citronela, por exemplo, tem um cheiro muito forte que acaba expulsando várias pragas. Pulverizar o óleo no ambiente pode ajudar a coibir essa presença”, afirma.

Publicidade

De acordo com a veterinária Dayenne Pirozi, existem outros repelentes naturais que podem ser adotados. “Hortelã-pimenta, cravo-da-índia e óleo essencial de menta são ótimas ferramentas contra os ratos”, sugere. 

“Misture um litro de água fervendo com um punhado de folha seca de hortelã-pimenta ou dois sachês da erva e acrescente uma colher de cravo-da-índia. Depois disso, acrescente 10 gotas de óleo essencial de menta e deixe repousar do dia para a noite. Deixe a solução repousar e, após um dia, filtre para colocar apenas o líquido em um borrifador. Borrife nos móveis que suspeita que sirvam de caminho para o rato ou passe com um pano pela casa”, orienta.

A recomendação dos especialistas é buscar um profissional de detetização caso os animais continuem aparecendo na sua casa ou se multiplicando no ambiente. 

Qual é o problema dos ratos invadirem sua casa?

Estes roedores são vetores de graves doenças para as pessoas e animais de estimação que transitam no mesmo ambiente. Entre as doenças mais comuns estão a leptospirose, a toxoplasmose, a peste bubônica, o tifo murino e a salmonella.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Imóvel de até R$ 300 mil e aluguel de até R$ 1,250 mil dominam mercados em SP

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Madeira Laminada Cruzada: conheça o revestimento do futuro

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Fintech testará complemento de aposentadoria com o próprio imóvel

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Como fazer crianças em crescimento caberem em espaços que não crescem?

6 minutos de leitura