Notícias

Maneiras naturais de acabar com ratos em casa

Considerar soluções que não geram a morte dos roedores é mais seguro e saudável para meio ambiente

Por: Redação, Estadão Imóveis 04/01/2024 1 minuto de leitura
acabar-com-ratos
Especialistas explicam que alguns aromas geram aversão em roedores / Crédito: Getty Images

Publicidade

Encontrou fezes de roedores na sua casa? Tem marcas nas paredes? Viu um rato em algum cômodo? Mesmo que você não tenha visto ainda, desconfia que eles já invadiram seu lar?

O biólogo Richard Floriani conta que é possível observar sinais que confirmam esta presença. Ele sugere ficar de olho nas manchas de gordura deixadas em paredes e marcas de desgaste feitas por dentes em objetos de madeira, cabos de fiação elétrica ou alimentos.

“Eles podem até fazer ninhos. Talvez atrás de um guarda-roupa ou um lugar protegido”, acrescenta Richard. 

O que fazer para expulsar os ratos da sua casa?

Assim que a presença dos invasores for identificada, é necessário considerar estratégias para enfrentar o problema. A utilização de substâncias tóxicas apresenta um risco significativo, especialmente se o morador possui animais de estimação. Além disso, o uso de armadilhas também pode causar acidentes.

Publicidade

Outro aspecto considerável é que ao optar por ratoeiras ou dispositivos similares, é preciso lidar com o roedor após a captura, aumentando o risco de mordidas ou de lidar com a decomposição dele após a morte. O biólogo aconselha que o morador busque alternativas para expulsar os invasores sem a necessidade de entrar em contato direto com os roedores.

Ele explica que ratos têm aversão a alguns odores desagradáveis, como o óleo de citronela, que possui um aroma forte capaz de afastar diversas pragas. Outros aromas repelentes, como o hortelã-pimenta, cravo-da-índia e menta também ajudam a alcançar este objetivo. 

Receita para expulsar os ratos da sua casa

Existem também receitas feitas a partir destes ingredientes que podem expulsar ratos da sua casa. A veterinária Dayenne Pirozi recomenda, por exemplo, uma mistura de água fervendo com folhas secas de hortelã-pimenta ou sachês da erva, acrescidos de cravo-da-índia e óleo essencial de menta. 

“Essa solução deve repousar durante a noite, sendo filtrada e aplicada em móveis suspeitos de servirem como trajeto para os roedores”, orienta.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

5 dicas para compra da casa ideal pelo programa Casa Verde e Amarela

6 minutos de leitura
Imagem destacada

Os brasileiros que estão transformando o real estate em Miami

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Perdizes: tradição rica e muita cultura

3 minutos de leitura
Imagem destacada

7 curiosidades históricas sobre bairros de São Paulo

3 minutos de leitura