Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Arquitetura Sustentável / Saiba como higienizar a casa de maneira sustentável

Saiba como higienizar a casa de maneira sustentável

Vinagre de álcool é uma das opções que vão te ajudar nessa tarefa: serve para higienizar de espelhos a piso


Da Redação

22/03/2021 - 2 minutos de leitura


O bicarbonato de sódio deve ser misturado com água para diversas tarefas da faxina, como tirar manchas da parede ou até mesmo desentupir pias/ Foto: iStock
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A consciência de que devemos preservar o meio ambiente tem cada vez mais destaque nas questões cotidianas, como consumo, descarte, verificação da procedência da matéria prima e da mão de obra e da responsabilidade social das empresas. Até mesmo em uma tarefa comum, como a limpeza do lar, é importante apostar em produtos sustentáveis, utilizando preferencialmente materiais biodegradáveis, como sabão, vinagre de álcool e outras substâncias que não agridem a natureza.

Todo o processo de limpeza que observa a responsabilidade socioambiental no trato da vida diária é fundamental para a saúde de todos, inclusive evitando que doenças e bactérias se proliferem. Confira abaixo algumas dicas de como fazer.

Utilize produtos biodegradáveis

A preferência por substâncias que se diluem sem agredir o meio ambiente é o primeiro ponto a ser observado e ele não se limita apenas aos líquidos. Até mesmo as esponjas e panos podem ser responsáveis. Um bom exemplo é a bucha vegetal, que além do banho, também pode ser usada para higienizar louças na pia e peças de banheiro. Uma bucha vegetal tem a decomposição natural estimada em um prazo de dois meses, enquanto as buchas sintéticas podem levar até 100 anos para desaparecerem.

Bicarbonato de sódio como aliado

O bicarbonato de sódio deve ser misturado com água para diversas tarefas da faxina, como tirar manchas da parede ou até mesmo desentupir pias. Outra opção é utilizar o produto na limpeza de inox. Mas fique atento: neste caso é necessário secar bem a peça para não manchar.

Limão

Para remover gorduras ou ferrugem o limão é excelente. Inclusive, pode ser utilizado com o próprio bicarbonato e formar uma dupla na limpeza de fornos e fogões que estejam pedindo socorro.

Evite acumular

Outra dica para uma higienização sustentável é não deixar acumular sujeira. Dessa forma, podemos evitar até mesmo a utilização de produtos, sendo necessário muitas vezes apenas passar um pano úmido para manter objetos limpos e sem poeira.

Se for industrializado, prefira os concentrados

Caso a opção seja por um produto industrializado, a dica para amenizar o impacto ambiental é a utilização de substâncias concentradas, pois quando são diluídas em água rendem mais, consumindo menos recursos naturais.

Vinagre de álcool

Na hora de organizar a casa, o vinagre de álcool ajuda na culinária e é eficaz na limpeza, substituindo produtos poluentes. Uma possibilidade é usar o ingrediente para limpar espelhos e vidros. Para isso, dissolva cerca de uma xícara em um litro de água morna.

A solução também serve para limpar os pisos. Primeiro, varra o chão para que o grosso da sujeira seja removida. Em seguida, coloque cerca de uma xícara de vinagre de álcool em três litros de água morna. Jogue a mistura no pavimento e deixe descansar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, basta remover o excesso e deixar que o piso seque de forma natural.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas