Antes mesmo de marcar uma visita ao imóvel de interesse, vale a pena checar no site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) se o consultor que te atendeu possui o número de inscrição e saber sobre a regularidade da matrícula.
A Lei Federal nº 6530/1978 que regulamenta a profissão determina que o órgão nacional competente para fiscalizar os profissionais é o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) e em âmbito estadual, o Creci. Por isso, o intermediário precisa, para exercer a atividade, ter feito um curso de capacitação para obter o registro da entidade.
Segundo o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, o gestor imobiliário deve passar todas as informações disponíveis a respeito do imóvel, tratar da documentação e assessorar a avaliação. “Ele vai desenvolver todas as etapas da negociação com segurança e qualidade no atendimento”, acrescenta.
Principais perguntas
Bairro
Caso o comprador não conheça a região, o profissional vai poder auxiliá-lo nisso. É importante saber o que há nos arredores, o que o bairro oferece, quais as opções de lazer e gastronomia, se existem farmácias, clínicas e hospitais por perto, escolas e também sobre mobilidade e transporte público.