Notícias

6 maneiras naturais de eliminar pernilongos em casa

Limpar a casa e cuidar do jardim podem ser medidas eficientes para diminuir a presença de insetos em casa

Por: Redação, Estadão Imóveis 07/02/2024 1 minuto de leitura
pernilongos-eliminar
Alguns aromas são capazes de evitar a propagação de pernilongos no seu imóvel/ Crédito: Krakenimages.com/AdobeStock

Publicidade

O verão traz consigo o calor e o carnaval, mas também impulsiona uma invasão de pernilongos na sua casa. Muitas vezes nem o repelente dá conta de lidar com tantos insetos e a solução mais óbvia pode ser recorrer a pesticidas. Porém, existem outras alternativas!

Confira seis estratégias eficazes para eliminar pernilongos em sua casa sem precisar usar produtos químicos.

1. Elimine locais de reprodução

Evite que os pernilongos se reproduzam removendo todos os locais de água parada ao redor de sua casa. Calhas entupidas e vasos de plantas acumulando água são os lugares favoritos para a procriação desses insetos. Certifique-se de realizar uma inspeção regular para eliminar qualquer água parada.

“A primeira coisa a fazer é evitar o acúmulo de água parada ao redor de pelo menos 20 metros da casa, que é o que os mosquitos costumam circular por dia para atacar as pessoas”, orienta o biólogo Richard Floriani. 

Publicidade

2. Instale telas de proteção

Proteja as entradas de sua casa instalando telas de proteção em janelas e portas. Isso impedirá que os pernilongos entrem, mantendo sua casa livre desses insetos irritantes. Mas cuidado para escolher objetos que não impeçam a circulação de ar no ambiente. 

3. Utilize mosquiteiros

Para garantir noites de sono tranquilas, especialmente para bebês e crianças, use mosquiteiros ao redor das camas. Essa é uma maneira eficaz de criar uma barreira física contra pernilongos durante a noite. 

4. Areje a casa estrategicamente

Ventile sua casa nos momentos certos para reduzir a presença de pernilongos. A recomendação de Richard é arejar a casa ao meio-dia, quando esses insetos estão menos ativos. “Evite fazer isso ao amanhecer e ao anoitecer, quando os pernilongos estão mais agitados”, ele indica.

5. Limpe a casa

Mantenha sua casa limpa e livre de entulhos para afastar os pernilongos. Priorize aqueles locais mais úmidos e escuros, que podem se tornar um esconderijo para os pernilongos e outros insetos. 

Publicidade

6. Cuide do seu jardim

Cultive plantas aromáticas, como citronela, hortelã e lavanda, em seu jardim para criar uma barreira natural. “Qualquer planta que tenha cheiro forte já vai confundir os mosquitos”, esclarece Richard. 

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

7 dicas para organizar a mudança residencial

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Boeing 737 se transforma em hotel de luxo em ilha da Indonésia

2 minutos de leitura
Imagem destacada

XP lançará fundo de R$ 500 milhões para incorporação imobiliária

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Geração Z impulsiona mudança do setor pela sustentabilidade e economia

2 minutos de leitura