Notícias

Previna-se! Dicas caseiras para afastar pernilongos da sua casa

Especialista indica ações para não sofrer com insetos durante o calor

Por: Redação, Estadão Imóveis 11/02/2024 1 minuto de leitura
pernilongo-acabar
Clima quente provoca um aumento na incidência dos insetos em territórios urbanos/ Crédito: Pixel-Shot/AdobeStock

Publicidade

Durante o verão, o zumbido e as picadas dos pernilongos se tornam um incômodo comum em muitas residências pelo Brasil afora. Porém, antes de se render aos pesticidas e produtos químicos, há maneiras simples e caseiras de afastar esses insetos indesejados da sua casa.

Evitar o acúmulo de água parada é uma das principais dicas. Segundo o biólogo Richard Floriani, especialista no assunto, “Desentupir a calha e evitar acumular água em vasos de planta são ações obrigatórias.” Além disso, proteger as janelas com telas de malha fina cria uma barreira física eficaz contra a entrada dos pernilongos.

Ele destaca que o uso de mosquiteiros não só protege os bebês durante o sono, mas também cria uma barreira entre a cama e esses insetos. Saber o momento certo para arejar a casa também é crucial. Floriani recomenda: “O ideal é que o imóvel seja aberto para ventilação ao meio-dia, quando os pernilongos estão menos ativos”. 

Manter a limpeza da casa é outra medida preventiva simples, porém eficaz. Além disso, descartar o lixo corretamente, evitar o acúmulo de entulhos e limpar todos os cantos da casa são práticas que ajudam a afastar os pernilongos.

Publicidade

O biólogo sugere investir em plantas aromáticas no jardim, como citronela e capim-santo, que confundem os mosquitos. Também é possível criar sprays caseiros utilizando ingredientes simples, como pau de canela e cravos-da-índia.

É importante lembrar que os pernilongos preferem ambientes escuros e úmidos, então a recomendação é manter a casa bem ventilada e evitar o acúmulo de umidade. Realizar uma inspeção periódica no ambiente externo, eliminando possíveis criadouros de larvas, é fundamental para prevenir infestações.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Gafisa vende Fasano Itaim por R$ 330 milhões

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Decoração de studio requer poucos móveis e muita funcionalidade

0 minutos de leitura
Imagem destacada

Cachoeirinha: conheça a história do bairro de tradição japonesa

4 minutos de leitura
Imagem destacada

O que esperar das ações das construtoras com o novo governo Lula?

4 minutos de leitura