Notícias

Como acabar com os pernilongos na sua casa? Confira dicas caseiras

Evitar água parada, saber a hora de abrir a casa e cuidar do jardim são ações importantes na luta contra os mosquitos

Por: Redação, Estadão Imóveis 26/01/2024 5 minutos de leitura
pernilongo-casa
Proteger as janelas com telas cria um obstáculo físico para a entrada de pernilongos na sua casa/ Crédito: Youril/AdobeStock

Publicidade

Em vários cantos do Brasil, o calor do verão vem acompanhado das picadas e do zumbido irritante de pernilongos. Sem predadores naturais e familiarizados com o clima tropical, o inseto se propaga de forma descontrolada invadindo casas a procura de fonte de sangue para as fêmeas e gerando dor de cabeça nos moradores. 

A multiplicação dos pernilongos torna quase impossível a qualquer pessoa ignorar o problema, principalmente para quem tem crianças em casa. E essa presença de crianças e animais domésticos também tornam difícil a estratégia de recorrer a pesticidas, além da preocupação com o meio ambiente. 

No entanto, se livrar desses seres é mais simples do que parece. Caso o repelente que você comprou não esteja mais dando conta da situação, é possível recorrer a maneiras naturais e caseiras para acabar com os pernilongos na sua casa:

Como evitar que os pernilongos se reproduzam?

Viver em uma grande cidade significa conviver com muitas pessoas e lidar com os todos os desafios desta convivência. Os pernilongos, portanto, fazem parte do cotidiano, mas é possível seguir algumas estratégias para repeli-los. E não se engane, o melhor repelente é a prevenção. 

Publicidade

  1. Evite água parada

“A primeira coisa a fazer é evitar o acúmulo de água parada ao redor de pelo menos 20 metros da casa, que é o que os mosquitos costumam circular por dia para atacar as pessoas”, orienta o biólogo Richard Floriani. 

Assim como outros tipos de moscas, os pernilongos domésticos despejam seus ovos sobre poças ou qualquer acúmulo de água parada.

Faça uma varredura pelo seu imóvel e nas redondezas para acabar com qualquer estrutura que possa servir de ninho para o inseto. “Desentupir a calha e evitar acumular água em vasos de planta são ações obrigatórias”, acrescenta Richard. 

  1. Proteja as janelas

Fechar as janelas ou utilizar telas com a trama fina desempenham a função de criar uma barreira física que impede a entrada dos pernilongos na sua casa. Deixar aberto os ambientes de circulação de ar podem permitir que os insetos façam morada no seu lar. 

Publicidade

O biólogo Richard Floriani afirma que o melhor horário para abrir a casa é às 12h / Crédito: Graphicroyalty/AdobeStock
  1. Use mosquiteiros

Quem tem crianças em casa sabe o quão difícil é ter uma boa noite de sono com os pernilongos interrompendo o momento de descanso delas. Os mosquiteiros ajudam a proteger os bebês dos mosquitos e substituem o uso de repelentes na pele sensível.

Porém, não são só os berços que se beneficiam do uso dos mosquiteiros. Os adultos também podem utilizá-los para criar essa barreira entre a cama e os pernilongos. 

  1. Saiba o horário de arejar a casa

É importante manter a casa arejada e com o ar circulando. A sugestão de Richard, porém, é que isso seja feito apenas em momentos específicos do dia. “O ideal é que o imóvel seja aberto para ventilação no horário das 12h. Como os pernilongos são pequenos e não conseguem lidar com a perda de água, este é o momento do dia em que eles estão menos ativos”, afirma o biólogo. 

“Já no nascer do sol e no pôr-do-sol, recomendo que a casa não seja aberta, principalmente se tiver muitas árvores ou matos no quintal e na vizinhança. É neste horário que os insetos estão mais agitados”, acrescenta. Na prática, a equação é simples: melhor evitar que os pernilongos entrem em casa do que ter que se desdobrar para expulsá-los quando isso acontecer. 

Publicidade

  1. Mantenha a casa limpa

Despejar o lixo no dia correto, evitar acúmulo de entulhos e limpar todos os cantos da casa com frequência, principalmente os mais úmidos e escuros, são estratégias para afastar os pernilongos e outros mosquitos da sua casa. 

Maneiras naturais de acabar com os pernilongos

Cedo ou tarde, é possível que você precise lidar com pernilongos invadindo sua casa e tornando suas noites bem mais complicadas. Quando nem os repelentes conseguem mais dar jeito, existem maneiras caseiras e naturais para acabar com esses insetos sem precisar recorrer a inseticidas: 

  1. Mantenha a circulação de ar 

“Os pernilongos gostam de ambientes escuros, úmidos e preferencialmente confinados. Atrás de móveis dos quartos ou dos livros da biblioteca, por exemplo. Eles adoram livros”, aponta Richard. “O ideal é afastar os móveis das paredes para que ali sempre tenha espaço para uma circulação constante”. 

Além disso, o biólogo sugere investir em materiais que tirem a umidade dos ambientes. “Coloque algum ‘secante’ atrás dos livros. Pode ser cânfora ou sílica gel”, complementa. 

Publicidade

  1. Cuide do seu jardim

O jardim da sua casa pode atuar como uma linha de enfrentamento contra os pernilongo se você plantar plantas aromáticas. “Qualquer planta que tenha cheiro forte já vai confundir os mosquitos”, esclarece Richard. 

“Também lembre de rastelar as folhas secas do chão. Quando ficam esquecidas elas criam um microecossistema de umidade e clima para os mosquitos embaixo das folhas. Manter o jardim bem cuidado evita esse problema”, comenta. 

  1. Aposte em odores para afastá-los

Plantas, velas, óleos e outros itens que possuam cheiros são alternativas naturais para afastar os mosquitos, não apenas os pernilongos. “Aromas cítricos fortes ajudam a combater a infestação”, argumenta Richard. “Spray com aroma de tangerina ou limão, além de capim santo e erva-cidreira, são ótimas opções”. 

É possível criar um spray com odores fortes para expulsar os pernilongos/ Crédito:  leungchopan/ AdobeStock

“O óleo de citronela também é bom contra o mosquito e é uma das ações mais eficazes. Pode ser queimado em queimadores específicos ou até utilizando uma vela de citronela – que é menos eficiente porque não libera tanto aroma”, orienta o biólogo. É importante tomar cuidado com a vela e não deixá-la acesa quando for dormir. 

Publicidade

Richard diz que sua opção preferida é passar um pano na casa com óleo de citronela. Para isso, ele sugere o seguinte passo a passo: 

  1. Encha um balde de água
  2. Adicione o produto de limpeza da sua preferência, desde que ele faça espuma
  3. Coloque duas colheres de sopa do óleo de citronela
  4. Passe o pano na casa

Criando um aromatizador caseiro

O biólogo também apresentou uma receita de spray caseiro para acabar com os pernilongos na sua casa: 

  • 1 pau de canela
  • 3 cravos-da-índia
  • 100 ml de água

Misture todos os ingredientes em um recipiente fechado e deixe descansar por dois dias.

“A mistura se torna um aromatizante. Basta borrifar em qualquer lugar e vai criar um ambiente insalubre para os pernilongos. Mas é preciso tomar cuidado porque ele fica com uma cor forte que pode manchar móveis de madeira clara!”, alerta o biólogo.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Pensando em reformar? Antecipar compra de materiais pode ser mais rentável que investir

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Guia passo a passo de como declarar imóveis no Imposto de Renda em 2023

13 minutos de leitura
Imagem destacada

Com investimento de R$ 282 milhões, AG7 expande atuação para Balneário Camboriú

1 minuto de leitura
Imagem destacada

4 dicas para decorar apartamentos pequenos

1 minuto de leitura