Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS
O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS
Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / Saiba como as cores de casa afetam o seu bem-estar

Saiba como as cores de casa afetam o seu bem-estar

Cada tonalidade gera uma sensação específica em cada pessoa. Por isso, é fundamental saber escolher e harmonizar as cores. Confira


Da Redação

29/10/2020 - 2 minutos de leitura


A utilização das cores tem um grande poder de alterar a percepção dos espaços/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Decidir pela cor das paredes da casa vai muito além da escolha da tonalidade. Esse acabamento pode interferir até mesmo no bem-estar dos moradores. Além disso, o método pode servir para integrar os cômodos ou para setorizar sem ter uma barreira física entre eles.


Para o Feng Shui existem cinco elementos essenciais na natureza: fogo, metal, terra, madeira e água. Cada um desses elementos tem uma tonalidade correspondente. Por exemplo: o vermelho é paixão, o azul, relaxamento, o marrom, segurança, e assim por diante. Cada coloração gera uma sensação específica em cada pessoa e por isso é fundamental saber utilizá-la.

De acordo com os arquitetos do escritório Mis Arquitetura, Silvia Almeida e Marcel Casamassa, a utilização das cores tem um grande poder de alterar a percepção dos espaços e os cômodos ganham diferentes dimensões e sensações quando pintados com tons variados.

“Cada cor tem um significado e, quando bem aplicado, pode trazer muitos benefícios. Um bom exemplo é o azul, que na cromoterapia é uma tonalidade que proporciona calma e tranquilidade. É um tom que sempre indicamos para colocar em banheiros, local onde sempre estamos sós e temos aquele momento de paz”, explicam os profissionais.

Significado das cores

Vermelho – Paixão, calor, estímulo, dinamismo. Na decoração, seu uso é geralmente destinado à cozinha e às áreas de trânsito.

Laranja – Alegria, vitalidade, diversão. É incluída nas áreas sociais e de maior atividade. Em alguns casos, pode ser incluída nos quartos infantis.

Amarelo – Energia, positivismo, entusiasmo. É usado em áreas comuns, tais como: cozinha, corredores, halls de entrada e outras áreas de alta interação social.

Verde – Frescura, calma, equilíbrio, estabilidade. Na decoração, é usado em todos os espaços, pois o resultado é muito gratificante.

Azul – Paz, serenidade, frescor, relaxamento, profundidade. Esta é outra das cores preferidas na decoração, tanto que é utilizada em todos os espaços.

Roxo – Criatividade, inspiração, riqueza, suntuosidade, misticismo. Esta é uma cor que se adapta muito bem à decoração de diferentes espaços, desde um quarto até um hall de entrada.

Móveis coloridos

“E não precisa ser só nas tintas das paredes. Móveis coloridos também influenciam. Muitas vezes o móvel vai cobrir toda a parede, caso muito clássico em cozinhas e dormitórios, onde temos grandes armários. São eles que ficam em destaque, portanto as cores destes objetos devem ser muito bem pensadas para compor. Quando o móvel é pequeno para uma parede, deve-se destacá-lo com um tom diferente do fundo”, aponta Silvia.

“Um cuidado muito especial que devemos ter na hora de escolher a pigmentação é saber dosar a quantidade de coloração no ambiente, pois quando utilizamos cor em excesso, ela pode ter o efeito contrário do que é a proposta”, esclarece Marcel.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas