Notícias

Saiba como usar o Feng Shui para atrair prosperidade para o lar

Aprenda a usar a tradição chinesa para harmonizar os ambientes da casa e outros campos da vida

Por:Verônica Lima 05/08/2020 5 minutos de leitura
Alterar a configuração dos móveis, apostar em elementos e incorporar plantas vão transformar a energia do propriedade/ Foto: ArchiViz pelo iStock

Publicidade

De acordo com o Feng Shui, existem alguns hábitos que podem ajudar a atrair mais riqueza e prosperidade para a vida. Segundo a consultora da técnica milenar chinesa e designer de interiores, Talita Constantinov, a arrumação de cômodos com o objetivo de equilibrar as energias e atrair harmonia implica diretamente na felicidade dos moradores. Ela conta como os elementos se relacionam entre si e qual simbologia eles carregam na harmonização geral.

A água, por exemplo, estaria intimamente ligada ao dinheiro e à riqueza material. “Qualquer tipo de vazamento em casa significa dinheiro indo embora. Conserte desde torneiras pingando até canos vazando, para garantir que o dinheiro não escoe”, afirma Talita. Outro símbolo de prosperidade na residência seria o fogão. A profissional destaca que comida e fortuna sempre estiveram ligadas. “Já reparou que quando vemos aquela mesa de café da manhã bem-feita na novela, fazemos o comentário: nossa, que mesa de gente rica! Ter um fogão limpo e funcionando perfeitamente é fundamental para alcançar a bonança.”

Mas não adianta ter tudo isso e não cozinhar! Para Talita, é necessário ligar o fogão nem que seja para esquentar uma comida ou preparar o café. “Cada boca do fogão representa uma oportunidade de ganhar dinheiro. Portanto, use todas e não apenas aquela uma de estimação”, recomenda. Inclusive, o Feng Shui sugere colocar um espelho atrás do fogão, para dobrar a quantidade de bocas e assim aumentar as oportunidades. “Mas deve ser um espelho grande, que não corte a sua cabeça!”

Revigorar a qualidade de vida

Uma casa bagunçada tem como reflexo uma mente bagunçada, pessoas cansadas e estressadas. Começar com uma bela arrumação é a forma mais eficiente de melhorar todas as áreas da vida de uma família. Para quem está interessado em entender como a organização afeta a qualidade de vida, Talita sugere a série Ordem na casa, da especialista japonesa Marie Kondo. Ela dá macetes de organização e mostra claramente como um lar arrumadinho eleva o humor das pessoas.

Publicidade

Melhorar a saúde

Para o Feng Shui, a saúde é representada pelo centro da moradia. Ela emana energia para todos os outros setores, portanto é a mais importante. “Cuidar desse espaço é fundamental, então evite bagunça, objetos acumulados e energia estagnada. Tenha nesse local objetos que vibrem saúde. Uma planta cheia de vitalidade, por exemplo, um cristal de quartzo verde ou objetos amarelos são ótimas opções.”

Além disso, uma propriedade bem ventilada evita o acúmulo de fungos, vírus e bactérias. Por isso, as janelas devem ficar abertas pelo menos 30 minutos por dia. Coloque uma planta em cada cômodo do lar, para ter energia vital presente e melhorar a qualidade do ar. “Espécies como Lírio da Paz, Antúrios e Kalanchoes (conhecida no brasil como a Flor-da-Fortuna) são fáceis de cuidar e se adaptam bem a ambientes internos.”

Atrair harmonia para o relacionamento

Independente da área do Baguá (mapa energético do imóvel feito por um profissional) que caia, o quarto do casal sempre representa o relacionamento deles. Para manter o afeto cuide bem desse cômodo.

“O quarto dos cônjuges tem a função de oferecer descanso, pois é o local onde se dorme e repõem as energias para o dia seguinte. Mas também é o local de convivência entre marido e mulher. Podemos equilibrar essas duas energias por meio das cores. Use cores claras e tranquilizantes, como tons de verde claro e bege, por exemplo, mas tenha detalhes em cores quentes, como rosa, vermelho e laranja, para “aquecer” o relacionamento.”

Publicidade

A profissional ainda recomenda o apoio de iluminação indireta com o auxílio de abajur, arandelas, pendentes ou velas para criar cenários mais românticos. “Para finalizar, tenha objetos aos pares, como dois quadros, duas ou quatro almofadas em cima da cama, por exemplo.”

Construir uma carreira de sucesso

Segundo a consultora, as áreas do trabalho e do sucesso são opostas e interferem uma na outra. Estarmos alinhados ao nosso propósito de vida torna mais fácil alcançar crescimento profissional. “Por isso, quando aplicamos o Baguá na planta baixa do imóvel e identificamos essas extensões na casa, podemos ativar o campo do ofício com o elemento água por meio de fontes, imagens de cachoeira e plantas cultivadas em água, como o Bambu da Sorte.”

Já a zona do sucesso é o oposto, regida pelo elemento fogo. “Pode ser ativada com velas, tons de vermelho e plantas como Espada de São Jorge e Bromélias. Mas se você não sabe onde estão esses locais no seu lar, pode espalhar objetos com significados relacionados a isso pelo imóvel todo.”

Uma dica poderosa apontada pela Talita é que a porta de entrada de um patrimônio, por onde entra a energia, representa a carreira e reputação. Portanto, ter um acesso valorizado, com uma bela maçaneta, atrai vitória. Colocar vegetação e usar cores na chegada também são formas de atrair boas energias.

Publicidade

Proporcionar entusiasmo e energia

Algumas coisas interferem diretamente na nossa energia pessoal. A mais simples é relacionada ao banheiro. A força da descarga, além de drenar a energia do dinheiro do lugar, drena também nossa energia pessoal. Portanto dar a descarga com a tampa do vaso abaixada é uma forma de poupar dinheiro e saúde.

Outra coisa bem comum é posicionar a cama no alinhamento de portas. “O Feng Shui considera que a energia entra na casa pela porta principal e se distribui nos cômodos pelas portas secundárias. Por isso, quando dormimos alinhados com a porta do quarto recebemos um fluxo de energia muito forte na nossa direção, fazendo com que tenhamos dificuldades para dormir ou despertamos cansados. Evite essa configuração. Quando isso não for possível, pendurar um cristal multifacetado de 40 milímetros entre a porta e cama ameniza bastante esses efeitos”, completa.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Menos papel, mais agilidade

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Perspectivas de aquecimento

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Cientistas criam concreto cósmico para facilitar construções em Marte

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Qual é a diferença entre construtoras, incorporadoras e empreiteiras?

6 minutos de leitura