Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Aluguel / Como alugar um apartamento? Confira o passo a passo

Como alugar um apartamento? Confira o passo a passo

Ao se mudar de um imóvel, é muito comum que existam dúvidas sobre como alugar um outro local de moradia


Da Redação

03/07/2020 - 3 minutos de leitura


Importante entender que de nada vale encontrar o apartamento dos seus sonhos se você não conseguir pagar por ele/ Foto: Chainarong Prasertthai do iStock

Está com problemas para iniciar o processo de locação ou nem sabe por onde começar? Antes de pensar na mudança e planejar a decoração do imóvel novo, o candidato a inquilino precisa compreender uma série de ações que devem ser executadas antes de chegar ao lar doce lar novinho em folha. Veja a seguir o passo a passo para alugar um apartamento com tranquilidade.

Leia mais:
Apartamento no térreo: vantagens e desvantagens
Confira dicas antes de alugar um imóvel coletivo
Apartamento na planta: o que você precisa saber para comprar

Escolha a região em que gostaria de morar

O primeiro passo para entender suas necessidades é definir aonde quer morar. Nesta primeira etapa, é importante ser prático, realista e objetivo. Imprescindível ainda escolher os bairros que mais agradam. Lembre-se de considerar seus hábitos durante essa escolha. Por exemplo: para pessoas que têm um ritmo de trabalho intenso, é mais interessante optar por residência próxima à empresa, para garantir mais tempo de descanso e uma rotina mais cômoda e saudável.

Calcule quanto pode gastar com o aluguel

Além do valor da locação, considere custos extras, como as despesas com condomínio e outras taxas. É recomendado, que os valores totais com o imóvel não ultrapassem o equivalente a 20% dos seus rendimentos mensais.

Tenha em mente que de nada vale encontrar o apartamento dos seus sonhos se você não conseguir pagar por ele. Caso isso ocorra, terá de deixar a unidade e, pior, com dívidas que podem complicar a sua aprovação na hora de escolher um outro local.

Use a tecnologia a seu favor

Como agora você já sabe onde quer morar e quanto pode gastar, é hora de começar a pesquisa. Antes de sair olhando as placas na rua ou até mesmo visitando as imobiliárias, utilize as ferramentas disponíveis na internet. Moving, Viva Real, Zap Imóveis e Quinto Andar são algumas plataformas de locação de casas que auxiliam na busca e reúnem informações pertinentes.

Durante a procura online, mesmo que não esteja encontrando aquele apartamento dos sonhos, é possível ter alguns parâmetros de comparação para estudar suas escolhas e entender se o que você tem em mente é um plano possível e realista.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Fique atento aos documentos e às leis

É comum que o locatário defina algumas garantias de pagamento, como a utilização de fiador, seguro fiança ou depósito antecipado. Cada uma delas apresenta uma lista de documentos diferentes e estão representadas na Lei do Inquilinato.

Visite antes de fechar negócio

Antes de assinar o contrato e pegar as chaves, visite o apartamento em dias e horários diferentes. Além de verificar as reais condições do imóvel, a visitação repetida permite observar aspectos como luminosidade, sensação de segurança do entorno, movimentação da rua e do condomínio, eventuais barulhos e ruídos, dentre outras questões.

Fique atento às regras para a mudança

Na hora de planejar a mudança, peça informação ao síndico ou administrador do condomínio sobre horários permitidos, local de carga e descarga, além da utilização dos elevadores. E não se esqueça de realizar a transferência das contas de consumo para o seu nome.

Outro detalhe importante: informe os vizinhos sobre o dia e horário da mudança. Assim eles podem adequar a rotina caso o barulho apresente algum incômodo, principalmente para quem tem criança de colo em casa.

Por fim, deixe tudo bem acertado

Quando ocorrer a decisão de saída do imóvel, informe o locador com 30 dias de antecedência e exija um protocolo de recebimento desta informação ou até mesmo um e-mail de resposta.

Vistorie o imóvel com ele vazio e confira se você está entregando o apartamento nas condições em que recebeu. Alguns proprietários exigem o pagamento de uma taxa referente a pintura e pequenos reparos. Por isso, leia o contrato e certifique-se de que está em dia com a imobiliária ou com o proprietário do bem.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas