Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS
O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS

Página inicial / Guia de Bairros / Qual é o bairro nobre de SP com maior qualidade de vida?

Qual é o bairro nobre de SP com maior qualidade de vida?

Confira ainda a lista das melhores regiões da capital paulistana e o que elas têm a oferecer para seus moradores


Da Redação

29/10/2020 - 2 minutos de leitura


Moema conta com um conjunto de atrativos que dificilmente outra região da capital poderia oferecer/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Para definir qual o bairro nobre de São Paulo com a melhor qualidade de vida, consideramos o levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador que estuda questões como riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade, dentre outras.


Segundo o IDH, muitos distritos de São Paulo contam com pontuação acima de 0,800, um índice considerado muito elevado. Entre os 10 primeiros figuram os seguintes locais:

  1. Moema com 0,961 de IDH;
  2. Pinheiros com 0,960 de IDH;
  3. Perdizes com 0,957 de IDH;
  4. Jardim Paulista com 0,957 de IDH;
  5. Alto de Pinheiros com 0,955 de IDH;
  6. Itaim Bibi com 0,953 de IDH;
  7. Vila Mariana com 0,950 de IDH;
  8. Consolação com 0,950 de IDH;
  9. Santo Amaro com 0,943 de IDH;
  10. Saúde com 0,942 de IDH.

No entanto, dessa vez vamos focar no bairro nobre com a melhor qualidade de vida, ou seja, Moema, elencando alguns pontos do distrito e tudo que ele tem a oferecer para os seus moradores e visitantes.

Situado na zona sul da capital paulistana, o bairro de Moema, que até 1987 era nomeado de Indianópolis, já passou por diversas transformações, que vão muito além da nomenclatura do distrito.

A maior mudança ocorreu na década de 60, quando o prefeito Faria Lima retirou as linhas de bonde, arborizou e pavimentou o local que hoje é conhecido como Avenida Indianópolis.

Outro marco importante ocorreu na década de 70, quando as construtoras decidiram investir ali, devido principalmente, ao baixo custo dos loteamentos, terrenos planos e clima agradável, culminando na inauguração do Shopping Ibirapuera, em 1976.

Atualmente, o território conta com um conjunto de atrativos que dificilmente outra região da capital poderia oferecer. Além de possuir uma das vidas noturnas mais movimentadas da cidade, o local ainda abrange diversas opções de lazer para quem prefere atividades à luz do dia, como o Parque do Ibirapuera e os Museus de Arte Moderna e Contemporânea, da Aeronáutica e do Folclore.

Moema também recebe dois eventos prestigiados, que movimentam não só a capital paulistana como todo o País e ainda atrai frequentadores vindos de todo o mundo: a Bienal de Arte de São Paulo e o São Paulo Fashion Week.

A gastronomia também se destaca, dispondo de estabelecimentos renomados e diversificados, como o Rinconcito Peruano, Restaurante Hannover, La Nonna di Lucca, Djapa, Sí Señor, Windhuk, O Burguer, dentre outros.

Relacionado à infraestrutura urbana, o distrito fica próximo ao Aeroporto de Congonhas e conta com hospitais, escolas, universidades e faculdades, além de ser atendido pela linha 5-Lilás do metrô. O comércio de rua diversificado também é um fator marcante da região, indo de grifes mais chiques até marcas populares e até alguns outlets.

Para quem possui interesse em residir no bairro com a melhor qualidade de vida da capital, o local é bastante verticalizado, com diversos edifícios de alto padrão. Ao todo são 767 condomínios e mais de 30 mil apartamentos, onde os mais altos e luxuosos desfrutam de uma vista direcionada para o Parque do Ibirapuera.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas