Aluguel

Lojas para alugar: como escolher um imóvel comercial

Acompanhe o checklist que preparamos com as questões mais importantes na hora de selecionar um ponto comercial

Por: Da Redação 12/03/2021 2 minutos de leitura
Cada empresa possui exigências específicas, mas a infraestrutura deve oferecer soluções em segurança, telecomunicações e acessibilidade/ Foto: iStock

Publicidade

O local onde a sua empresa está estabelecida conta pontos importantes para o sucesso do negócio. Por isso, é necessário ter cuidado na hora de realizar uma busca por lojas para alugar, garantindo que a melhor decisão seja tomada. Caso este seja o seu ponto de dificuldade, separamos algumas dicas para ajudar com a organização inicial. Confira abaixo.

Defina o orçamento

O primeiro passo ao procurar lojas para alugar é definir um orçamento, de acordo com as expectativas reais do seu ofício. Nesta hora, não considere apenas o valor do aluguel. Adicione também gastos com reforma, mobiliário, mudança, dentre outras questões que envolvem o investimento necessário para que a empresa funcione no novo ponto.

Analise a concorrência

A concorrência é uma forte aliada quando se escolhe um ponto comercial, afinal, o trabalho de captação de novos clientes se torna mais simples. Neste caso, considere se a localidade é, ou pode se tornar um polo de atração para o público. Isolar o negócio em um local na esperança de captar toda a clientela, já que não existem concorrentes, raramente é uma boa opção.

Observe a infraestrutura

Na hora de procurar por estabelecimentos para alugar, a busca não é somente por um espaço físico, mas também por um centro de negócios, que possa prover tudo que é necessário para que a empresa funcione de maneira ágil e saudável. Neste caso, cada companhia possui exigências específicas, mas a infraestrutura deve oferecer soluções em segurança, telecomunicações e acessibilidade.

Publicidade

Compreenda o perfil do público

Por mais que o perfil do público seja um critério mais comum nas questões de marketing, a localização de um negócio também deve considerar esta variante. O endereço deve ser frequentado por pessoas que pertençam ao grupo alvo da instituição, ou seja, deve contar com serviços próximos que tenham um caráter de consumo e de interesses similares aos seus clientes.

Faça comparações

Algumas lojas para alugar oferecem situações muito similares, o que dificulta a escolha. Por isso, é importante realizar comparações diretas, listando os itens de cada estabelecimento e elencando as prioridades. Com todos os critérios elencados, a comparação se torna mais simples e segura.

Estabeleça os planos

Por mais que você encontre o local perfeito para o que o seu negócio representa, será que este imóvel ainda lhe servirá bem em relação aos seus planos? Ou será que terá de investir em uma nova mudança diante da mínima perspectiva de crescimento? Ter visão e um plano futuro para a sua companhia também é um item importante na escolha da nova localização.

Cuidado com a documentação

Alvará de funcionamento, multas de rescisão e uma série de questões burocráticas devem ser consideradas em um imóvel comercial. O ideal é contar com o suporte de um especialista, como um consultor, advogado ou corretor de imóveis, para garantir que toda a documentação corresponda às suas expectativas e necessidades. Ainda existem uma série de pormenores e questões específicas que se aplicam a cada empresa, mas antes de considerar essas particularidades, é importante contar com o checklist acima na busca por lojas para alugar.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Estudo analisa evolução do metro quadrado na capital paulista ao longo da pandemia

7 minutos de leitura
Imagem destacada

FIIs: fundos de shoppings aguardam fim da alta dos juros; Veja recomendações

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Alugo o apartamento ou coloco para vender? O que fazer em 2020?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

O que pode reprovar um pedido de financiamento imobiliário pela Caixa

3 minutos de leitura