Indicadores Estadão Imóveis
FGV IBRE: 
4.2%
FIPEZAP: 
0.57%
ICON: 
1.84%
IGP-M: 
0.60%
INCC: 
2.16%
PMI: 
44.1%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Investir em Imóveis / Investimento: conheça duas plantas de casas boas para alugar

Investimento: conheça duas plantas de casas boas para alugar

Metragem e distribuição dos cômodos do imóvel são dois dos principais fatores que definem diretamente na rentabilidade do investimento.


Da Redação

26/01/2021 - 2 minutos de leitura


Prédios com plantas mais modernas e integradas tendem a ser mais atrativos do que unidades antigas e desatualizadas/ Foto: Getty Images
Expoimóvel Summit oferece opo...

04/08/2021 11:00 até 07/08/2021 21:00


Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A compra de imóveis é uma modalidade de investimento que tradicionalmente garante segurança no médio e longo prazo, sobretudo em momentos de crise econômica. Porém, para que o investimento de fato gere rendimentos contínuos, é preciso ficar atento se a planta da casa é atraente para locação.


Leia a seguir as recomendações de Mauricio Carrer, CEO da InstaCasa, para analisar a planta de um imóvel.

Bons investimentos

“As unidades mais enxutas têm melhor relação de rentabilidade [valor do aluguel dividido pelo valor do imóvel] do que as plantas maiores. Isso porque um valor menor de aluguel tende a ser acessível a uma parcela maior de potenciais locadores”, explica Carrer.

1. Planta estilo studio

Um studio é um apartamento compacto, com poucas ou nenhuma divisão interna de cômodos. Geralmente integra sala e cozinha em um único ambiente, dispondo de divisórias somente no quarto e no banheiro. Na maioria dos imóveis, a lavanderia e os espaços recreativos são compartilhados.

2. Planta de apartamento com um dormitório

Dispondo de quase a mesma configuração que um patrimônio estilo studio, a planta de uma unidade com apenas um quarto também é considerada uma ótima opção para investir.

Mauricio Carrer conta que estes dois tipos de plantas são excelentes investimentos para locação no modelo short stay, geralmente cobrados por diária. Mas isso não impede de investir na modalidade long stay, no qual o aluguel é mensal.

As plantas de studio e de apartamento de um quarto têm perfil de longa estadia para jovens universitários. Porém o profissional alerta que o imóvel deve estar em uma região bem servida por comércio, faculdades, locais para entretenimento e redes de transporte público.

Ele explica também que as plantas maiores podem ser mais difíceis de alugar, pois o público-alvo é de famílias maiores, que potencialmente já possuem renda para comprar uma propriedade, mesmo que financiada, ao invés de alugar.

“Em muitos casos, o próprio valor da locação passa a ser tão alto que a capacidade de locação fica restrita a uma parcela pequena da população, o que dificulta o processo. Diminuir o valor da locação para tornar mais atrativo impacta na rentabilidade frente a plantas menores”, aponta.

Características que ajudam a atrair mais inquilinos interessados

Outros aspectos que contribuem para valorizar o aluguel são as áreas de lazer, a localização e a idade do imóvel. Ele enfatiza que “prédios com plantas mais modernas e integradas tendem a ser mais atrativos do que unidades antigas e desatualizadas”.

“Além disso, a disponibilidade de armários planejados também ajuda bastante. Outro ponto é a oferta de equipamentos: unidades que já possuem geladeira, fogão/forno e até ar-condicionado têm maior potencial de locação”, afirma Mauricio.

Metragens maiores, rentabilidade reduzida

Carrer ainda aconselha evitar a aquisição de unidades de grandes metragens, assim como unidades afastadas e longe de infraestrutura de transporte e serviços. Embora sejam investimentos mais baixos, ainda assim tendem a entregar menos rentabilidade na relação custo da compra x retorno em valor de aluguel.

Portanto, se você busca investir em casas boas para alugar, considere primeiro comprar studios e apartamentos de um quarto.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas