Localizado na zona sul da cidade, o bairro da Vila Mariana sempre aparece no topo das buscas de imóveis para compra e aluguel. Um pouco dessa procura se deve ao fato de que a região registra um dos melhores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo, que mede dados sobre educação, renda e saúde.

Um dos maiores diferenciais da região é o fato de ser uma zona majoritariamente residencial, mas sem dispensar a ampla infraestrutura, que vai de transporte público, comércios, escolas e hospitais até grandes centros culturais.

Preço

O valor médio do metro quadrado no bairro é de R$ 6.100 para compra, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), de novembro e dezembro de 2018. Já o valor da locação é de R$ 42, segundo levantamento do Storia Imóveis.

Mobilidade

A mobilidade diversificada da região é outro fator que atrai o interesse de futuros moradores. Além de ter diversas opções de transporte público, conta também com vias importantes, como a Rua Domingos de Morais, que começa na Rua Vergueiro e termina na Avenida Jabaquara; a Avenida 23 de Maio que faz parte do corredor Norte-Sul, ligando a região sul de São Paulo à zona norte; e a Avenida Paulista que é o cartão-postal da cidade e um dos principais centros culturais e empregatícios de São Paulo.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
A vizinhança é atendida por três linhas do metrô: Azul, Verde e Lilás. Elas garantem fácil acesso entre as regiões norte e sul, além de possibilitarem fácil entrada a grandes pólos empresariais, como as avenidas Berrini, Faria Lima e Paulista.

Para aqueles que gostam de circular pela cidade de bicicleta, na Vila Mariana é possível. O bairro tem diversas ciclovias, sendo a maior na Rua Vergueiro, que se estende até a Avenida Paulista. Uma opção para quem quer fugir do trânsito, contribuir com o meio ambiente e ainda praticar atividade física.

Sem contar que o bairro está a cerca de 20 minutos do Aeroporto de Congonhas, um dos maiores e mais movimentados do Brasil. Ele recebe cerca de 20 milhões de passageiros e mais de 200 mil voos por ano.

Educação e saúde

O bairro abriga o Colégio Bandeirantes, Colégio Marista Arquidiocesano, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Belas Artes e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mas existem também na região unidades das universidades Pontifícia Universidade Católica (PUC), Anhanguera, Uniban e Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Não podemos deixar de elencar que o local é referência médico-hospitalar, já que conta com o Hospital Rubem Berta, Hospital Santa Cruz, Amparo Maternal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e outros.

Lazer

A região está bem perto de dois parques: Ibirapuera e Aclimação. Sem contar que a Vila Mariana tem opções de lazer e entretenimento para todos os perfis, desde eventos badalados e ruas com muitos bares até restaurantes tradicionais, galerias de arte, como Galeria Jacques Ardies e a Graphias Casa da Gravura, e a Casa Modernista, que foi erguida no bairro em 1928. Atualmente, o local faz parte do Museu da Cidade de São Paulo e conta com espaços de convivência e programação de cultura e musical.