Guia de Bairros

Vila Mariana: alto IDH e muitas áreas verdes

Bairro está localizado entre parques e tem excelente rede de transporte público, escolas de qualidade e hospitais de referência

Por: Da redação 02/04/2019 3 minutos de leitura
Opções de transporte público, ciclovias e vias de acesso a outras regiões não faltam/Crédito: Getty Images

Publicidade

A Vila Mariana se localiza na zona sul de São Paulo, em uma região cercada de importantes parques urbanos, como o Ibirapuera, o da Aclimação e o da Independência, e também dá acesso direto à Avenida Paulista e toda sua oferta de serviços, lazer e cultura.

Os moradores da Vila Mariana têm, em média, Índice de Desenvolvimento Humano muito elevado, próximo ao de países europeus como a Alemanha. Trata-se de um bairro majoritariamente residencial, com duas grandes qualidades: localização central, equipada com robusta rede de transporte público, e alta arborização, com plantas em ruas e praças – é um dos dez bairros mais verdes de São Paulo.

História
Data de 1770 o primeiro registro da Vila Mariana nos mapas de São Paulo. Àquela época, era chamada ainda de Meio do Caminho do Carro, conhecida região que servia como ponto de apoio aos viajantes que subiam e desciam a Serra do mar. A região passa a se desenvolver quando em 1885, Carlos Petit, tenente-coronel da Guarda Civil, muda-se para lá. É ele quem deu o nome ao bairro, oficializado em 1907.

Mobilidade
A Vila Mariana é um dos bairros mais bem servidos pela rede metroviária paulistana. Toda a região, considerando bairros vizinhos como Vila Clementino e Paraíso, mantém sete estações (Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, AACD – Servidor, Hospital São Paulo e Chácara Klabin) que servem a três linhas (1-Azul, 2-Verde e 5-Lilás).

Publicidade

Para chegar à Vila Mariana, além do metrô, há acessos por importantes vias, como a Rua Domingo De Morais, a Rua Vergueiro, a avenida Lins de Vasconcelos, a Dr. Ricardo Jafet e o corredor norte-sul, na altura da avenida 23 de Maio – a apenas 20 minutos do Aeroporto de Congonhas.

O que fazer?
Há muita diversidade cultural na região. A proximidade com a Av. Paulista e o Parque do Ibirapuera garantem fácil acesso a exposições, como o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte de São Paulo e o Museu de Arte Contemporânea – onde fica também o badalado restaurante Vista.

Outros museus de destaque são o Lasar Segall, o Planeta Inseto (no Instituto Biológico) e o que fica dentro do Parque Casa Modernista.

A vida noturna se concentra principalmente nos bares da Rua Joaquim Távora, muito movimentados de sexta à domingo. Outros destaques são o Bar Veloso (este, na rua Conceição Veloso), famoso pelas coxinhas de frango, e os restaurantes Pasta Nostra, Don Pancho, Fuego Celeste e Friccò. É bastante próximo ao bairro também uma das mais famosas casas de entretenimento adulto de São Paulo, a Scandallo.

Publicidade

Educação e Saúde
Duas das mais prestigiadas universidades privadas do País se encontram no bairro: a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Centro Universitário Belas Artes. A oferta de bons colégios de ensino fundamental e médio conta ainda com o Marista Arquidiocesano, o Liceu Pasteur, o Bandeirantes e o Benjamin Constant.

Trata-se de uma das regiões mais bem servidas de hospitais de todo o País, inclusive. Localizam-se lá a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), bem como outros hospitais de referência, como o Rubem Berta, Edmundo Vasconcellos, o do Servidor Público e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Preço
De acordo com a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), publicada com os dados de agosto de 2021, o valor do metro quadrado na Vila Mariana para compra está a partir de R$ 7.972,30 (imóveis usados). O metro quadrado do aluguel de apartamentos está a partir de R$ 32,18.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Os novos Piritubers: bairro atrai construtoras e vive boom imobiliário

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Aluguel residencial sobe 4,20% em janeiro, segundo FGV

0 minutos de leitura
Imagem destacada

Quarentena: é a hora certa de adotar um bichinho de estimação?

9 minutos de leitura
Imagem destacada

Mercado imobiliário do metaverso atrai investimentos com o avanço da realidade virtual

3 minutos de leitura