Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Guia de Bairros / São Paulo / Pinheiros / Pinheiros: lazer, trabalho e comércio intenso no mesmo lugar

Pinheiros: lazer, trabalho e comércio intenso no mesmo lugar

Importante centro comercial, o bairro reúne lojas, restaurantes, bares e escritórios

  • (3.0)

Da redação

02/04/2019 - 5 minutos de leitura


jovem de bicicleta observa a vista da cidade
Praça Pôr do Sol: uma vista única da cidade ao fim da tarde. Crédito: Helvio Romero

Com transporte público eficiente, variedade de comércio, restaurantes populares e muitas opções de parques e praças, o bairro de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, oferece condições privilegiadas aos seus moradores.

Leia mais:
Parque São Domingos: região se transformou em bairro nobre
5 bairros sustentáveis para morar
Zona sul de São Paulo concentra o maior número de lançamentos

O bairro que já foi uma vila indígena e concentração de quilombos, hoje se tornou um importante centro comercial e se destaca ainda pelo conforto, aconchego e praticidade, sendo atraente por oferecer na mesma região tudo o que uma grande cidade pode proporcionar, mas sem perder a tranquilidade de um bairro residencial.

Comércio

Pinheiros está localizado próximo a uma das principais áreas empresariais de São Paulo, conectada pelas avenidas Faria Lima, Berrini e Marginal Pinheiros. Ao mesmo tempo consegue ainda estar próximo da boêmia Vila Madalena. Essa mistura de ambientes garante uma identidade única à região.

O distrito tem três opções de shopping centers: Iguatemi, Villa Lobos e Eldorado. Sem contar com as tradicionais lojas de móveis e instrumentos musicais que ficam na Rua Teodoro Sampaio. Há também uma ampla variedade no comércio de roupas, acessórios e antiguidades, tudo localizado na Praça Benedito Calixto.

Gastronomia

A gastronomia em Pinheiros tem sabores variados, desde os restaurantes badalados e mais caros do local, como o Arturito, da chef Paola Carosella; o Saj, que oferece comida árabe; e o Maní, com um cardápio de comida brasileira, orgânica e contemporânea, assinado pela chef Helena Rizzo. Até os que representam a culinária regional de diversos lugares, como o Consulado Mineiro; Sabores de Mi Tierra, com a culinária colombiana; e o Bar do Biu, com o melhor da comida nordestina. E os restaurantes com cardápios veganos e vegetarianos, sem produtos de origem animal, como o Nectare, o Horta Café Bistrô, Goshala e Goa.

Não se pode falar de Pinheiros e da gastronomia do local sem comentar dos bares e botecos da região, os conhecidos Flâner, Brewdog, Cervejaria Nacional, Empório Alto dos Pinheiros, que possuem ótimas opções de cardápios de cervejas variadas.

A região realmente oferece opções para todas as refeições do dia, para o café da tarde ou da manhã, os frequentadores de Pinheiros podem contar com o Sofá Café, o The Gourmet Tea, especializado em chás, e o Coffee Lab, uma das mais premiadas cafeterias da cidade. Para quem gosta de uma sobremesa depois do almoço, as docerias e sorveterias do bairro são ótimas opções, quem chama atenção por lá é a sorveteria Frida e Mina e a doceria Maria Brigadeiro.

Preço

Toda estrutura que o bairro fornece custa um preço bem salgado, o m² de imóveis usados em Pinheiros custa em torno de R$ 6.000, segundo dados de novembro e dezembro de 2018 do Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis (Creci-SP). Já o aluguel custa R$ 55/m².

Mobilidade

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A mobilidade talvez seja um dos ponto mais fortes do bairro. O morador conta com três estações de metrô, Faria Lima, Fradique Coutinho e Pinheiros da Linha 4-Amarela. Além disso, há também a estação Pinheiros, Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças da Linha 9-Esmeralda da CPTM, e os corredores de ônibus das avenidas Rebouças, Faria Lima e Eusébio Matoso.

Educação

As instituições de ensino presentes atraem muitos estudantes e famílias com filhos pequenos para a região. Entre as universidades com endereço em Pinheiros estão: UNIP, a FIA (Fundação Instituto de Administração), a Fundação Faculdade de Medicina e a Cruzeiro do Sul. E os pais podem contar com ótimas opções de instituições de ensino públicas e particulares. Na rede privada, os renomados e famosos Colégios Palmares (Av. Pedroso de Morais, 1271), o Colégio Objetivo (R. Ferreira de Araújo, 809), o Colégio Stella Maris (Rua Cardeal Arcoverde,1097), o All Together Bilingual School (Av. Rebouças, 2320), que atendem desde a educação infantil até o ensino médio.

Há boas opções de escolas também no ensino público, como a Escola Estadual Fernão Dias Paes (Av. Pedroso de Morais, 420), Escola Estadual Godofredo Furtado (R. João Moura, 727), o Centro de Educação Infantil Pinheiros (Av. Rebouças, 2679) e a Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira (R. Ferreira de Araújo, 527).

Saúde

Não faltam opções de unidades hospitalares na região de Pinheiros, pela rede pública o Hospital das Clínicas, O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, o Pronto-Socorro Municipal Prof. João Catarin Mezomo, e a UBS Alto Pinheiros.

Na rede privada são o Hospital Sancta Maggiore, o Hospital e Pronto-Socorro Itamaraty, Hospital Jardins e o HCOR – Hospital do Coração.

Lazer

Outro diferencial do bairro é o lazer. Além dos badalados bares e restaurantes, e das baladas (Bubu Lounge, Open Bar club, Avenue Club, 80’s Club, etc), há também dois clubes muito conhecidos da cidade de São Paulo: Hebraica e Esporte Clube Pinheiros. Já a garotada pode usufruir de um parque fechado localizado dentro do Shopping Eldorado, que oferece inúmeras atividades para o público infantil.

Outra opção que agrada adultos e crianças é o Parque Villa-Lobos (Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001). Ele tem uma enorme área verde de 732 mil m², com brinquedos, biblioteca e oficinas para receber a família toda – incluindo animais de estimação.

Aliás, plantas e árvores frutíferas não faltam no bairro. O Parque Villa-Lobos tem ainda o Circuito das Árvores, onde é possível observar espécies de aves e árvores passando pela passarela elevada, construída com madeira de reflorestamento.  Outras opções de lazer no bairro são o Parque do Povo, excelente para quem deseja caminhar ou andar de bicicleta, e a Praça Pôr do Sol, que serve de ponto de encontro entre amigos, proporcionando uma vista única da cidade ao fim da tarde, quando o sol se põe.

Pra quem gosta de cultura, a Biblioteca Alceu de Amoroso Lima oferece rodas de leitura, cursos e oficinas, além dos 29 mil exemplares. O Instituto Tomie Ohtake, tem uma programação diversa de atividades culturais, exposições e peças de teatro. E o Museu da Casa Brasileira, que oferece mostras e um acervo ligada a design e arquitetura.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas