O brasileiro está cada vez mais preocupado com o impacto ambiental gerado por seus hábitos. Nesse sentido, muito tem sido feito para cuidar do meio ambiente, como o reuso de água, os investimentos em energia solar, a utilização de itens e construções sustentáveis e até a reciclagem do lixo orgânico. Porém, sempre há o que fazer para prejudicar menos as nossas fontes naturais.
Um dos pontos mais críticos de uma residência em relação ao impacto ambiental é o banheiro, já que esse é o maior vilão no consumo de água de um imóvel. Durante a execução do empreendimento, diversos aspectos podem ser elaborados para reduzir os efeitos e o desperdício.
- Utilização de materiais ecológicos, como tijolo e tinta;
- Implementação de dispositivos para o controle da vazão de água;
- Priorizar a utilização de luz natural;
- Pensar em um método de reutilização de água.
“Acredito que incentivar o uso de tecnologias e empreendimentos sustentáveis é de extrema importância para a harmonia do meio ambiente, bem como para a economia, pois sempre há reduções de gastos quando decidimos apoiar esse tipo de ação”, explica Vinícius Soares, criador do perfil no Instagram Engenharia e Sustentabilidade e aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).