Já as arquitetas do escritório Studio AG destacam a função de outros elementos, como um espaço para degustação de vinhos. “Não é só um ambiente para preparo de alimentos, mas um espaço agradável para estar e conviver”, comentam. Para compor a espaço gourmet ao ar livre com mais conforto, é importante pensar nas banquetas, cadeiras com tecidos impermeáveis e bancos, com revestimentos resistentes ao calor e que facilitem a limpeza.
Apartamentos sem estrutura
As arquitetas Macedo e Covolo contam que mesmo os imóveis que possuem varanda, por exemplo, mas não foram projetados para terem churrasqueira, pia e fogão podem ser adaptados. “Quando o cliente está disposto a fazer uma reforma, é possível criar pontos de água e esgoto. Colocamos eletrodomésticos elétricos de indução, que exige uma estrutura mais simples.” Porém, para qualquer reforma é necessário avaliar a estrutura do prédio.
Churrasqueira no espaço gourmet de casa
Quem quer ter um espaço gourmet em casa pensa logo no churrasco. Mas mesmo para a churrasqueira existem diversas opções: a conhecida à carvão, à gás e elétrica, mas qualquer uma delas terá fumaça.
“Na impossibilidade de instalar uma coifa com saída externa, pense em um exaustor que vai amenizar a fumaça, ainda que seja insuficiente. O ideal seria ter uma janela para facilitar a exaustão natural”, mas é necessário entender se isso não será um incômodo para vizinhos e regras do condomínio ou quanto o projeto é em uma área gourmet externa pequena.
Outra possibilidade é usar materiais que possam minimizar o cheiro.”Existem coifas com purificador de ar. Esse tipo de equipamento faz a limpeza da fumaça e joga o ar no ambiente sem deixar cheiro”, explicam as profissionais do escritório Studio AG.
Integração com outros ambientes
Patricia Covolo explica que o mais comum é que a espaço gourmet seja uma extensão da cozinha e da sala de jantar e esteja mais próxima à área social, onde a circulação dos convidados não retire a privacidade da casa.
No caso de imóveis menores, a tendência é tornar os espaços multiusos. Com o crescimento do home office durante a pandemia, a mesa de trabalho começou a ser vista dividindo o espaço com a área gourmet moderna, exigindo cuidados para não danificar as ferramentas de trabalho.
“É importante pensar em soluções que preservem os equipamentos quando o ambiente estiver sendo usado como espaço gourmet”, diz Covolo. Para a profissional, soluções de marcenaria, como portas de correr que escondem os equipamentos são uma excelente opção para esses casos.
Erros comuns
“Improviso não é uma palavra que combina, já que para ter um espaço gourmet em casa é necessário pensar no uso e na metragem disponível, além de comprar móveis e eletrodomésticos com antecedência, para que tudo fique em seu lugar”, recomenda Giselle Macedo.
Amanda Castro lembra que o ambiente precisa ser funcional e pensar em conforto é fundamental. “Às vezes as pessoas querem colocar tudo e acabam ficando com um espaço apertado e incômodo”, afirma.
Tendências para seu espaço gourmet
O mercado de decoração oferece cada vez mais opções de revestimentos e equipamentos modernos. “Em relação a metais, acabamentos preto e rosé estão em alta. Porcelanatos em grandes formatos como 120x270cm são boas opções, cobrem grandes superfícies e podem ser utilizados inclusive em bancadas”, finaliza Giselle Macedo.
Outra tendência é deixar equipamentos e acessórios ocultos, uso de cuba esculpida com tampa, coifa e equipamentos compactos feitos para embutir com um aspecto de painéis modernos. “Nos casos onde não é possível viabilizar esses equipamentos, sugerimos portas escamoteáveis, que cumprem o papel e permitem deixá-los à vista quando for utilizar”, comenta Giovana Giosa.
Vale usar calhas esculpidas embutidas para guardar tábuas de corte e utensílios, dando mais funcionalidade e organização ao ambiente. Ter mais verde também é uma boa dica. “Pode ser plantas, vasos com hortas e temperos que podem ser usados na cozinha. Além do perfume, dão um charme especial”, finaliza Giosa.