Decoração, reforma e construção

Papel de parede para banheiro: tire suas dúvidas sobre o assunto

Material vinílico é mais indicado para ambientes úmidos, pois é mais resistente e durável, além de ter bom acabamento

Por: Da Redação 14/06/2021 2 minutos de leitura
Se a praticidade é importante, combine papel de parede com azulejo ou porcelanato/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Papel de parede é uma solução rápida e bonita quando se quer cobrir uma grande área com desenhos rebuscados, pequenos ou muito detalhados. Arabescos, formas geométricas ou motivos florais levariam muito tempo para serem pintados à mão, enquanto um acabamento em papel de parede comum leva apenas 24 horas para secar.

Mas será que existem restrições para as áreas molhadas, por exemplo? “O papel de parede comum não é a melhor opção para banheiros que tenham umidade, mas funciona super bem em lavabos e áreas secas. No entanto, existem papéis de parede do tipo vinílico ou adesivo que suportam áreas úmidas e trazem o mesmo efeito”, conta a design de interiores Gabriela Höhne.

Além da tecnologia, a boa notícia é que o preço do material pode ter grande variação entre as marcas, mas não pelo tipo de papel (vinílico, comum ou adesivo). No entanto, é preciso estar alerta e cuidar da estrutura do banheiro antes de fazer a aplicação do papel de parede, para não perder dinheiro – nem o tempo de trabalho.

Pequenos reparos ou ajustes de manutenção devem estar em dia. “Vapor e umidade podem ser vilões. Tente deixar o banheiro sempre arejado e aberto. Bolor e desbotamentos são comuns em banheiros sem ventilação adequada. Também o uso de água sanitária e produtos químicos podem ajudar a desbotar seu papel.”

Publicidade

Gabriela Höhne: assegure-se de que os acabamentos conversem entre si/ Foto: Henrique Padilha

Lugar de higiene, purificação e beleza

O banheiro é um dos locais da casa mais usados para relaxar, refletir e cuidar do corpo. Quando pensar em elementos de decoração e texturas para a parede, dê preferência aos desenhos que transmitam sensação de aconchego, equilíbrio e saúde. Cores como verde, azul e branco são indicadas para trazer frescor, tranquilidade e percepção de limpeza, respectivamente.

Para Gabriela, o banheiro não precisa conversar com outros cômodos, desde que tenha uma porta que o separe de outros ambientes. “Muita gente opta por colocar um papel de parede dramático no lavabo para impactar a vista, deixando o resto da casa mais neutro. Na hora de escolher, tenha em mãos o acabamento do piso e do gabinete do banheiro para ter certeza de que os elementos estão conversando bem entre si.”

Você também pode adquirir papel de parede adesivo no formato e na medida dos azulejos já presentes no ambiente, que podem ser aplicados por pessoas sem experiência de manejo do material. Basta destacar da base e colar na área escolhida seguindo um padrão de repetição (pulando uma linha, coluna ou criando uma faixa de cor em toda a extensão da largura da parede escolhida).

É possível encontrar até pastilhas adesivas resinadas por metro quadrado. O efeito é uma cobertura que imita tijolos ou azulejos em diferentes formatos e cores. A textura ao toque é semelhante ao porcelanato. Algumas marcas oferecem acabamento lavável e impermeável, com alta durabilidade (entre 10 e 12 anos, desde que receba manutenção adequada).

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Aluguel: até quando o inquilino pode exercer o direito de preferência de compra?

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Procurando casa em outra cidade? Confira dicas para não cair em ciladas

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Quarentena: é a hora certa de adotar um bichinho de estimação?

9 minutos de leitura
Imagem destacada

Como saber o tamanho ideal do imóvel para a família?

2 minutos de leitura