O Brasil possui enorme potencial energético solar em toda sua extensão. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, “há um interesse cada vez maior da população, das empresas e também de gestores públicos em aproveitar seus telhados, fachadas e estacionamentos para gerar energia renovável localmente, economizando dinheiro e contribuindo na prática para a construção de um País mais sustentável”.
Segundo levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desde a criação das normas para geração distribuída de potência proveniente da luz e do calor do sol, em 2012, até 2016, foram instalados 2.600 sistemas. De 2016 para 2017, esse número já era de 26 mil. A meta inicial para 2019 era de 104 mil sistemas e o ano terminou com 134 mil, superando o objetivo.
Apesar do avanço, o Brasil continua com o aproveitamento abaixo do seu potencial. São mais de 15 anos de atraso em relação ao setor fotovoltaico de outros países, mesmo contando com uma das posições mais privilegiadas para a geração de potência limpa em todo o mundo. Os Estados Unidos, a Alemanha, China, Itália, o Japão e a Espanha já estão usando o potencial solar em grande escala. Por aqui, os incentivos para utilização de energia verde ainda são incipientes.
Confira 5 motivos para adotar essa medida na residência:
1 – Economia na conta de luz