Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS
O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS

Página inicial / Arquitetura Sustentável / 3 produtos de pintura para casas sustentáveis

3 produtos de pintura para casas sustentáveis

Optar pelo item que não agride o meio ambiente pode poupar recursos e colaborar com a saúde da natureza. Conheça as melhores opções


Da Redação

22/10/2020 - 2 minutos de leitura


As tintas elaboradas a partir desses materiais podem ser feitas manualmente ou também são encontradas em casas de material para construção/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A sustentabilidade passou a ser uma pauta frequente na construção e reforma de casas, afinal todos vemos o tamanho do estrago que a natureza enfrenta e a necessidade da mudança. Um início promissor é usar os princípios dentro de casa, como no processo de pintura.


Quer tentar mudar as cores sem causar grandes impactos? Confira alguns produtos que não oferecem riscos ao meio ambiente:

Tintas ecológicas

Opostas aos modelos convencionais, feitos por processos industriais, os produtos ecológicos fornecem uma opção natural para colorir as paredes. Eles não contam com poluentes, não danificam a camada de ozônio e nem geram o descarte excessivo de resíduos.

De maneira geral, as tintas contam com uma mistura à base de cal e pigmentos naturais, vindos de raízes, frutos e folhas. Terra, urucum e cúrcuma são os componentes mais usados para tonalizar a pintura. O primeiro benefício visto é a qualidade de vida dentro de um ambiente que utiliza esses elementos. Como eles permitem que a parede respire, ele não bloqueia a umidade e o ar.

As tintas elaboradas a partir desses materiais podem ser feitas manualmente seguindo uma receita simples, mas também são encontradas em casas de material para construção. Tudo depende do acesso aos recursos naturais, tempo e orçamento disponível para essa etapa.

Argila, água, cola e pigmentos são itens necessários para fazer a receita compartilhada pelo SustentArqui, empresa com ideias construtivas que visam promover a arquitetura e a construção sustentável, para quem não quer usar cal. As cores ficam a critério da criatividade, assim como a sua aplicação.

Seladoras

Como a cal é removida do calcário processado, ela não é prejudicial e faz parte da maioria dos produtos ecológicos para construção. Cada ambiente e estruturação depende de técnicas diferentes, de acordo com umidade, temperatura e outras circunstâncias. Para sanar outras necessidades, também é possível contar com selantes e outras categorias de protetores.

Pincéis

No lugar dos costumeiros pincéis de cerdas de origem animal, espuma ou material sintético, existem as opções sustentáveis. As resinas biodegradáveis e o amido fazem parte da composição dessas trinchas, com cerdas de alta qualidade e com todos os formatos. O diferencial fica em seu tempo de decomposição, que é muito menor que as demais matérias-primas. 

Como todo produto sustentável, necessita pesquisa antes da aquisição e os itens citados podem custar um pouco mais em relação aos tradicionais. Em contrapartida, a tinta, por exemplo, pode ser feita em casa por um valor mínimo.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas