Notícias

Formigas em casa? Saiba como eliminar sem uso de pesticidas

Borrifar água com vinagre ou detergente pode ajudar a expulsar insetos do seu lar

Por: Redação, Estadão Imóveis 26/02/2024 2 minutos de leitura
acabar-com-formigas
Encontrar os pontos de proliferação e apostar em canela em pó são soluções práticas contra formigas/ Crédito: New Africa/ AdobeStock

Publicidade

Além do calor, o verão traz um desafio recorrente para as casas brasileiras: as formigas. O clima esquenta e se forma um ambiente ideal para a reprodução dos insetos, o que faz com que a incidência deles se multiplique. Por andarem em grupos, não é difícil acompanhar a trilha de formigas em busca de alimentos ou de um abrigo. E isso torna o processo de expulsá-las mais fácil.

Existem vários caminhos para acabar com as formigas e muitos deles ignoram o uso de inseticidas. Manter a casa livre destes insetos pode ser mais simples e menos nocivo do que parece. Com truques caseiros e sustentáveis, é possível evitar essa invasão e criar um ambiente mais saudável. 

Confira 7 dicas para acabar com as formigas na sua casa: 

  1. Identifique os pontos de proliferação

Antes de agir, é importante descobrir onde as formigas estão concentradas. Elas costumam fazer ninhos em lugares escuros e úmidos, como próximas a rodapés, dentro de armários ou atrás do fogão. Após localizar esses pontos, feche as entradas para impedir o acesso delas.

Publicidade

  1. Procure o ninho delas

Dificilmente formigas caminham para muito longe do ninho. Portanto, se você vê muitas trilhas destes insetos pela sua casa, provavelmente o ninho está perto. Se possível, tente encontrar. Caso encontre, a recomendação é não tentar tirar sozinho. Chame um profissional para não correr perigo neste processo. 

  1. Mantenha a casa limpa

Assegure-se de manter a cozinha limpa e guarde bem os alimentos, de preferência em recipientes completamente vedados. Utilize barreiras físicas, como fita adesiva e de dupla face para impedir a entrada das formigas em cantos da sua casa. 

  1. Use detergente com água

Ao misturar detergente com água você obtém uma solução capaz de expulsar as formigas. Coloque a mistura em um borrifador e aplique nos cantos da casa em que os insetos estão mais frequentes. A solução também pode ser colocada em um pano para limpar as áreas mais afetadas. 

  1. Vinagre no borrifador

O vinagre é um aliado poderoso na luta contra as formigas. Misture vinagre com água em um borrifador e aplique nas áreas onde as formigas costumam aparecer. Essa solução também ajuda a remover os rastros deixados por elas.

Publicidade

  1. Cravo-da-índia

Distribua pequenos saquinhos com cravo da Índia pelos cantos da casa, em armários e no chão. Além de afastar as formigas, essa técnica deixa um aroma agradável no ambiente.

  1. Canela em pó 

Assim como o cravo-da-índia, a canela em pau também pode ser eficaz para afastar as formigas. No entanto, vale ressaltar que a canela pode ser mais cara e difícil de encontrar. Combine o uso da canela com o vinagre para melhores resultados.

Leia também esta matéria com dicas para acabar com as baratas na sua casa:
https://imoveis.estadao.com.br/aquitetura-sustentavel/5-solucoes-sustentaveis-para-se-livrar-de-baratas-em-casa/

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Que tal renovar a energia com as técnicas de Feng Shui?

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Bairros da zona sul de SP perfeitos para quem procura terrenos grandes

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Como se preparar para sair do aluguel e comprar a casa própria

6 minutos de leitura
Imagem destacada

QuintoAndar cria linha de crédito de R$ 4,5 mi para corretores e imobiliárias

2 minutos de leitura