Indicadores Estadão Imóveis
SELIC: 
9.25%
IGP-M: 
0.87%
FIPEZAP: 
0.48%
ICON: 
5.26%
PMI: 
9.2%
IPCA: 
0.68%
INCC: 
0.67%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / Veja como planejar a cozinha ideal para sua casa

Veja como planejar a cozinha ideal para sua casa

Seja em um apartamento com metragem reduzida ou em um imóvel maior, é possível tornar o espaço funcional e com boa circulação para o dia a dia


Rafael Moura

30/12/2021 - 3 minutos de leitura


Uma boa marcenaria pode ajudar: com um balcão unindo os ambientes, o mesmo revestimento nos dois cômodos para criar um complemento/ Crédito: Getty Images

Quando recebíamos visitas em casa, a cozinha sempre era o cenário principal: um lugar onde as pessoas se reuniam para conversar enquanto as panelas esquentavam no fogão, a mesa e as cadeiras no centro, com os móveis e eletrodomésticos em volta. Ninguém precisava sair de lá e ir para outro ambiente para comer, a menos que as cadeiras se esgotassem. De fato, a cozinha guarda memórias importantes dos momentos entre familiares e amigos, um lugar que usamos para encontros, para as refeições cotidianas e também para o preparo de receitas afetivas. Mas como pensar em um ambiente ideal nos dias de hoje, quando muitas vezes não temos espaços tão grandes como antigamente?


C:\Users\Usuario\Downloads\pati cillo\WhatsApp Image 2020-08-18 at 09.54.08 (1).jpeg

Widget DR. Lava Tudo
SOLUÇÕES DE LIMPEZA HIGIENIZAÇÃO DE SOFÁS, TAPETES E ESTOFADOS EM GERAL,

aprovadas por mais de
500.000 clientes

1 - Selecionar itens
1 - Selecionar itens
Primeiro você seleciona os itens que deseja realizar a higienização.
2 - Agendar
2 - Agendar
Em seguida, entraremos em contato para confirmar o agendamento
3 - Relaxar
3 - Relaxar
Com nossas soluções de limpeza, viva a melhor versão de sua casa!
Pensada por Pati Cillo, o cômodo contou com armários sob medida da SCA Jardim Europa, conferindo um visual moderno ao espaço com ares urbanos/ Crédito: Luis Gomes

Consultamos a arquiteta Pati Cillo, para nos dar dicas sobre como ter a cozinha ideal em casa.

“Existem diversos estilos de arquitetura para inspirar: boho, clássico, contemporâneo, retrô e industrial. A partir daqui, é possível pensar em caminhos.” O mais importante é entender as necessidades do morador e como esse lugar vai ser usado. “O proprietário gosta de preparar pratos e receber pessoas em casa? É necessário fazer uma relação dos itens que são indispensáveis e definir um projeto que não sacrifique a boa circulação – o principal erro cometido pelas pessoas”, explica a profissional.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.

Ao fornecer meus dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão.

Fique tranquilo! Não enviamos spam!

IMG_9533
Ao fundo, a divisória vazada de MDF cria uma delicada barreira visual com a lavanderia. No armário azul-royal da SCA Jardim Europa, o nicho central num tom amadeirado expõe alguns itens/ Crédito: Luis Gomes

Integração com outros ambientes

Em algumas casas e apartamentos, a cozinha é integrada às áreas sociais, como a sala de estar, para manter a fluidez e continuação do ambiente. Uma boa marcenaria pode ajudar: com um balcão unindo os ambientes, o mesmo revestimento nos dois cômodos pode ser usado para criar um complemento. Se a cozinha estiver muito próxima à lavanderia, a principal preocupação deve ser manter a lavadora o mais distante possível do fogão, usando uma divisória.

Eletrodomésticos

IMG_8721

São os aparelhos armazenados de acordo com a necessidade do morador. Os mais estilosos compõem a decoração e permanecem à mostra, mas o ideal é sempre manter o que é essencial. Outra dúvida pode ser na escolha das cores e do estilo: tudo vai depender do layout do projeto. “O cooktop, por exemplo, pode ser de uma ou cinco bocas, pode ser a gás ou elétrico e ainda é mais livre, possibilita colocar o forno onde for mais apropriado, diferente do fogão tradicional”, afirma.

Detalhes que fazem a diferença

Ter plantas também é uma ótima ideia, já que algumas podem ser usadas no preparo dos alimentos. “Podemos usar vasos pequenos com temperos, flores para dar mais vida  ou apenas folhagens. O importante é que sejam plantas que se adaptam melhor às áreas internas”, lembra.

Na escolha da iluminação, é possível diversificar entre a luminária principal e pendrives ou spots direcionados para a bancada. A fruteira pode ser pensada para estar acoplada ao armário com gavetas amplas. “Para o piso, a dica é um porcelanato sofisticado, com sistema antiderrapante e de fácil manutenção e limpeza”, diz Pati.

Nas cozinhas antigas, era comum ter paredes inteiras revestidas com azulejos, mas hoje é possível pensar nesses acabamentos de diferentes formas. “Podemos usar um revestimento apenas próximo da pia e um painel decorativo ou paredes pintadas. Mas tudo isso só faz sentido se for uma área espaçosa, com circulação, móveis e objetos bem organizados de forma prática e funcional”, conclui.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas