É comum nos países da América Latina que a cozinha seja considerada o coração da casa. Seu espaço tem se tornado cada vez mais importante, devido à integração proposta pelos novos modelos de arquitetura, com design aberto, bancadas e menos paredes separando os ambientes.
Por isso, reformar a cozinha é uma tarefa que não pode ser adiada, já que interfere na dinâmica da residência e na comunicação da decoração com os demais espaços, além da praticidade de sua utilização.
Antes de colocar a mão no bolso, é importante planejar e listar todas as etapas das mudanças que se deseja fazer, principalmente para criar um cronograma que evite o desperdício de tempo, material e dinheiro. “O primeiro passo é definir um orçamento: quanto você pode e pretende gastar? Segundo: o que é preciso fazer de mais urgente? Tem infiltração? Rachaduras? Está só malcuidado? É preciso contratar um profissional ou dá para fazer por conta própria? Depois é colocar a mão na massa usando a criatividade”, comenta Evelin Coimbra, fotógrafa e proprietária, junto com o marido, Pedro Ivo Frade, do Instagram semdinheiroprareforma.