Indicadores Estadão Imóveis
FIPEZAP: 
0.43%
ICON: 
0.45%
IGP-M: 
-0.64%
INCC: 
0.51%
IPCA: 
1.14%
PMI: 
23.0%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / 4 dicas para construir uma cozinha de kitnet funcional e espaçosa

4 dicas para construir uma cozinha de kitnet funcional e espaçosa

Com as sugestões da designer de interiores Camila Giongo, você irá conferir como é possível dispor de uma cozinha ampla mesmo morando em uma kitnet


Verônica Lima

24/02/2021 - 3 minutos de leitura


cozinha de kitnet
A iluminação também tem papel fundamental quando o assunto é construir uma cozinha de kitnet funcional e espaçosa/ Foto: Getty Images
São Paulo sedia Urban Future:...

03/11/2021 20:00 até 03/11/2021 23:00


Widget DR. Lava Tudo
SOLUÇÕES DE LIMPEZA HIGIENIZAÇÃO DE SOFÁS, TAPETES E ESTOFADOS EM GERAL,

aprovadas por mais de
500.000 clientes

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.

1 - Selecionar itens
1 - Selecionar itens
Primeiro você seleciona os itens que deseja realizar a higienização.
2 - Agendar
2 - Agendar
Em seguida, entraremos em contato para confirmar o agendamento
3 - Relaxar
3 - Relaxar
Com nossas soluções de limpeza, viva a melhor versão de sua casa!

A palavra kitnet advém da palavra inglesa kitchenett e se refere a um apartamento pequeno. Esse tipo é conhecido por ser o primeiro imóvel de pessoas como estudantes, solteiros e recém casados. Apesar da proposta oferecer um espaço compacto, é possível trazer ao ambiente a ideia de um local espaçoso e bem aproveitado, principalmente se tratando da cozinha.

Por falar nisso, para a designer de interiores Camila Giongo, uma boa disposição e um bom aproveitamento são questões chaves que devem ser consideradas. Desta forma, um projeto bem elaborado e personalizado é de suma importância para extrair o melhor dos ambientes. Confira as dicas!

Para construir uma cozinha de kitnet funcional e espaçosa, aposte no layout em “L”

“Se você tiver a possibilidade de fazer um tampo em “L” faça, pois ganhará mais bancada e com isso mais espaço para preparo e armários”, diz a designer de interiores. Quanto à disposição dos eletrodomésticos e outras ferramentas, a sequência mais usual e prática é: geladeira, pia e fogão – ela facilita na hora do preparo de alimentos.

Outra recomendação da profissional é com relação aos armários: considere criar uma base de alvenaria abaixo deles para facilitar na limpeza e manutenção diária; essa base não permitirá que alimentos e objetos caiam para debaixo da pia.

Use aramados

Aramados são peças criadas a partir de arames para decorar ou organizar um ambiente. Na cozinha, um aramado pode ser disposto na parede entre o armário e a bancada, logo em frente a pia, para pôr utensílios, louça lavada, temperos, detergente e demais itens. Essa organização permite que as ferramentas do dia a dia fiquem sempre à mão e ao mesmo tempo mantém os balcões livres para outros usos.

Opte por armários superiores com porta de espelho ou vidro com reflexo

Certamente você já tenha ouvido falar que o uso de espelhos deixa o ambiente maior. É verdade. Por isso, Camila Giongo sugere instalar armários superiores com portas de espelho, mas vidro com reflexo também garante o mesmo resultado. Se não for seu estilo, é possível colocar ladrilhos na parede, pois eles também dão a impressão de cozinha mais ampla.

Se preocupe com a iluminação ao construir uma cozinha de kitnet funcional

A iluminação também tem papel fundamental quando o assunto é construir uma cozinha de kitnet funcional e espaçosa.

A especialista destaca: “invista em uma boa iluminação, um ponto central, se possível com lâmpadas amarelas e brancas, pois a mistura dos tons deixa os alimentos com a cor mais real”. Camila lembra ainda que a iluminação indireta é uma ferramenta que merece atenção. “Você pode inserir fita de LED abaixo dos armários: dará aconchego, além de ser muito útil no meio da madrugada, por exemplo.”

O que não pode faltar

O problema de espaço nem está relacionado ao tamanho da cozinha de kitnet de fato, mas à quantidade de itens sem necessidade que são inseridos no local.

A designer conta que, com relação ao layout, o importante mesmo é dispor de um gaveteiro próximo à pia e aos armários indo até o teto, com espaço para micro-ondas já adaptado.

Acima da geladeira, o ideal é dispor de armários fechados em vez de nichos, pois assim você terá mais locais para guardar itens. Ela também enfatiza a importância de evitar muitos instrumentos expostos, como batedeira e liquidificador, pois isso dá a sensação de um ambiente mal dimensionado. Deixe visíveis somente itens que facilitem a sua rotina.

AVALIAR ESSE ARTIGO

Os comentários estão fechados.



Notícias relacionadas