Notícias

Marido de aluguel: conheça o “faz-tudo”

Profissão relembrada na reprise da novela das 9h pode ajudar no faturamento e ainda favorece os que precisam daquela ajudinha em casa

Por: Da Redação 31/05/2020 2 minutos de leitura
Entre os trabalhos do faz-tudo estão a troca de tomadas, lustres, torneiras, sifões, lâmpadas e chuveiros/ Crédito: de Роман Распутин por Pixabay

Publicidade

Diante da quarentena, a Rede Globo está reprisando o sucesso “Fina Estampa”, que mostra a vida de uma profissional “marido de aluguel”. A personagem Griselda, interpretada pela atriz Lilia Cabral, ganha a vida fazendo reparos de todos os tipos e mostra que o trabalho duro pode ser lucrativo e indispensável para aqueles que não se arriscam a colocar a mão na massa.

Afinal, nem todas as pessoas têm vocação para reparos, mesmo que sejam dos mais simples, como a instalação de quadros na parede ou a troca de uma resistência de chuveiro. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), só no Estado de São Paulo, o número de profissionais que se formalizaram como Microempreendedores Individuais (MEIs) no setor de reparos domésticos cresceu 22% nos últimos dois anos. Na capital, esse crescimento foi de 13,1%. Em números absolutos, são cerca de 185 mil MEIs paulistas em atividades de reparos domésticos, categoria associada aos maridos de aluguel – 39 mil só na cidade.

“Faz-tudo” da vida real

Wagner Gutierrez, que trabalhou durante 28 anos como gerente comercial no ramo da construção civil, desde o início deste ano tornou-se prestador de serviços e proprietário da Marido de Aluguel ZN. “Meus clientes podem contar com a mão de obra em elétrica, hidráulica, marcenaria e diversos consertos.”

O autônomo confirmou que a trama ajudou a alavancar seu negócio, pois fez as pessoas lembrarem das facilidades e vantagens de contar com ele, que já é especializado em construção civil e encontrou uma nova oportunidade nesse nicho.

Publicidade

Crescimento em meio à crise

Mesmo com o distanciamento social, a profissão de “faz-tudo” continua em crescimento. O “Pereirão” da vida real diz que a maioria de seus ofícios eram requeridos aos finais de semana. Agora, está quase impossível tirar uma folga.

“Com as pessoas em casa, os problemas ficam mais evidentes, já que a observação fica mais fácil quando se está no isolamento. Inclusive, o momento gerou muito mais demanda. A novela ajudou a relembrar da importância do nosso trabalho, mas a pandemia criou uma situação de extrema necessidade para os clientes”, salienta Wagner.

Para o consumidor, existem muitas vantagens, principalmente diante do custo-benefício. Mesmo que alguns desses profissionais tenham especialização, eles costumam entender sobre todas as áreas. Além disso, não é necessário investir em ferramentas, tempo e tutoriais mirabolantes, já que eles garantem a efetividade por um valor acessível.

“Os preços variam de acordo com a necessidade do cliente, mas uma diária pode custar entre R$ 150 e R$ 200 na cidade de São Paulo”, conta o profissional.

Publicidade

Serviços realizados por um marido de aluguel

É bastante ampla a gama de atividades de um profissional que está pronto para ajudar nos percalços de uma casa e auxiliar na sua manutenção. Entre eles estão:

  • Troca de tomadas, lustres, torneiras, sifões, lâmpadas e chuveiros;
  • Desentupimento de calha, canos, sanitários e caixa acoplada;
  • Montagem e reparo de móveis;
  • Mudança de dobradiças e alinhamento;
  • Instalação de utensílios domésticos, suportes, ventiladores, cortinas, varal e ganchos;
  • Pintura, rejuntamento, drywall, troca de mangueira de fogão e mais uma série de outros serviços.

Segundo Wagner, o profissional também acaba consertando os danos causados pelas tentativas dos tutoriais, que costumam parecer simples, mas as pessoas acabam esquecendo que uma “boa edição às vezes faz mágica”.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Quais os riscos de investir em imóveis?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Como funciona o processo de desmembramento de um terreno

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Jabaquara: origem da mobilidade 

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Startups usam tecnologia para melhorar experiência de busca por imóveis

3 minutos de leitura