Com mais tempo em casa e menos alternativas de compras, o morador das cidades ainda em isolamento por causa da pandemia de coronavírus têm tido nas lojas de material de construção e decoração uma saída para repaginar a casa, fazer pequenos reparos – e dar aquele pequeno passeio. “É claro que estamos sentindo falta das vendas de obras e reformas, mas esse movimento nos salvou”, diz Marcelo Roffe, diretor-geral da C&C. Houve aumento de vendas em junho, em relação ao mesmo período de 2019, em itens diferentes dos habituais.
Os produtos voltados para comunicação e segurança da casa – como interfone, por exemplo – cresceram 40%. Ferramentas manuais e elétricas tiveram aumento de 30% e os organizadores em geral, de 45%. Os móveis de escritório têm saído em dobro e os itens de iluminação avançaram 20%. Movimento parecido aconteceu na concorrente Telhanorte. Lá, o CEO, Juliano Ohta, diz que os destaques foram torneiras, vasos, lâmpadas e elementos de decoração.
O fato de os brasileiros buscarem melhorar o ambiente doméstico, ou deixarem de protelar reparos por estarem mais em casa, porém, não resolve a queda de vendas em geral do setor. “Nosso fluxo aumentou, mas o tíquete médio caiu”, afirma Ohta.