Aluguel

Quem deve pagar por reformas em imóvel alugado?

Manutenções urgentes e problemas estruturais são responsabilidade do proprietário

Por: Redação, Estadão Imóveis 26/05/2024 2 minutos de leitura
reforma-imovel-alugado
Inquilino deve notificar o proprietário antes de realizar modificações na propriedade/ Crédito: contrastwerkstatt/AdobeStock

Publicidade

O chuveiro queimou? Encontrou infiltrações? A pintura começou a descascar? Todo imóvel eventualmente vai precisar de alguma manutenção. Em imóveis alugados, este cenário gera uma série de dúvidas. Quem deve pagar pelas reformas nesta propriedade? O locador ou o locatário? Existem diversas respostas para estas perguntas e todas dependem do contexto. 

A Lei do Inquilinato (Lei Federal nº 8.245, de 1991), norma que regulamenta os aluguéis comerciais e residenciais no Brasil, determina que o locador deve receber o imóvel com boas condições para morar. Problemas em pisos, revestimentos, funcionamento de instalações elétricas e hidráulicas ou qualquer defeito que possa atrapalhar a moradia devem ser corrigidos antes da locação. 

Por isso, a vistoria de entrada do imóvel é tão importante. O profissional responsável por esta tarefa se encarrega de avaliar e registrar em imagens o estado de conservação daquela propriedade para garantir que a lei seja cumprida. 

+ Lei do Inquilinato: saiba quais são seus deveres e direitos

Publicidade

E se algum defeito estrutural for encontrado depois que o inquilino passar a morar naquela residência, como infiltrações, telhas quebradas ou vazamentos, ele deve comunicar imediatamente o proprietário para providenciar o conserto. 

É importante pontuar que essas regras podem ser ajustadas entre as partes. Se houver um acordo para, por exemplo, diminuir o valor do aluguel em troca de alguma reforma a ser realizada no imóvel, a recomendação é adicionar este tópico no contrato e guardar as provas desta deliberação.

Deveres do inquilino

Da mesma forma que o inquilino encontra o imóvel em boas condições de moradia no início do período de locação, é seu dever devolvê-lo da mesma forma. Portanto, qualquer dano causado por ele torna-se sua responsabilidade.

+ 5 dicas para atrair inquilinos para alugar um imóvel

Publicidade

Se, por exemplo, a cadeira de jantar arranhou o piso ou os quadros pendurados deixaram marcas de buraco na parede, o inquilino precisa corrigir isso antes de devolver o bem.

Já para danos e vícios decorrentes do uso natural do imóvel, o inquilino deve avisar o proprietário e solicitar a manutenção por escrito. 

Autorização para reforma

O inquilino pode se sentir livre para realizar pequenas mudanças no imóvel, como pinturas e obras de jardinagem. Estas são obras que não facilitam o uso do imóvel, mas tornam a estadia nele mais agradável. 

No entanto, é obrigação dele devolver o bem da mesma forma que o encontrou – conforme previsto na vistoria. Pela lei, o proprietário não é obrigado a arcar com os custos destas transformações, mas o inquilino pode retirá-las ao fim do contrato se desejar. 

Publicidade

Por outro lado, existem reformas necessárias para a boa vivência naquele espaço, como reparos em sistemas elétricos, impermeabilização para evitar infiltrações ou até a instalação de janelas antirruídos.

+ Vizinhança barulhenta? Confira 4 abafadores de som para ficar em paz

Caso se trate de alguma reforma urgente, o proprietário tem o dever de ressarcir o locatário posteriormente. Porém, se não for alguma mudança emergencial, o proprietário precisa autorizá-las previamente. 

A recomendação é que todas estas notificações e autorizações sejam realizadas por escrito. Também é recomendável guardar recibos e outros documentos que comprovem os custos das manutenções. São valores que podem ser abatidos no aluguel, se houver acordo entre as partes.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

“Se as condições são boas, o mercado se atrai“, diz Alexandra Monteiro, Diretora da Vitacon

5 minutos de leitura
Imagem destacada

O que é a tecnologia BIM e por que usá-la nas obras

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Loft compra startup de aluguel de apartamento Uotel

1 minuto de leitura
Imagem destacada

O que fazer se o seu imóvel financiado for afetado por uma enchente?

1 minuto de leitura