Aluguel

O que é kitnet? Vale a pena alugar uma?

Um apartamento pequeno é a solução para quem pretende gastar pouco ou não quer perder muito tempo arrumando o lar

Por: Da Redação 18/11/2020 2 minutos de leitura
Vale a pena alugar para quem não tem uma vida financeira sólida e precisa de um espaço/ Foto: Getty Images

Publicidade

O espaço de uma kitnet é perfeito para quem deseja um cantinho aconchegante para passar as noites e guardar poucas coisas. Além disso, é o primeiro passo para morar sozinho sem fazer altas dívidas. Seja no aluguel ou aquisição, esse tipo de moradia se tornou comum nas grandes cidades.

Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), em 2019, 4.372 unidades novas foram anunciadas no mercado e 3.222 delas foram compradas, a maior Venda Sobre Oferta (VSO) do período e maior Valor Geral de vendas (VGV), R$ 798,4 milhões. Além disso, a demanda por este tipo de moradia localizada perto de universidades chega a crescer até 40% no início do ano, época de volta às aulas.

Prós

A tipologia é um apartamento normal, dividido ou não por cômodos – dependendo do layout ou reforma –, mas com tamanho de até 50 metros quadrados (m²). “São ótima solução para o homem urbano, porque nos fins de semana, quando essa pessoa não trabalha (em alguns casos), precisa lavar roupa e limpar a casa. Para isso, a otimização de tempo e de espaço ganha muito mais força”, avalia o especialista em finanças e educador financeiro, Washington Mendes.

“Se o espaço for compacto, logo o tempo de manutenção será mais curto e a possibilidade de aproveitar o dia de folga com qualidade é bem maior.” Segundo o especialista, outro fator preponderante é o custo. As dimensões menores acabam acarretando um valor mais baixo em comparação a outros imóveis: aproximadamente 15% menos do que o valor de um apartamento padrão na mesma região.

Contras

Também existem contras de se morar em um local pequeno. Entre as maiores desvantagens está a falta de espaço para a recepção de pessoas, que gera alguns transtornos, mas também pode ser contornada. Logo, quem gosta de receber visitas deve se atentar.

“Ter amigos é maravilhoso, agora ter muitos amigos e querer reunir todos em uma kitnet acaba sendo inviável. Além da questão logística, fica difícil oferecer conforto. Ou seja, nos momentos de reuniões, ou se procura a casa maior de um dos amigos ou melhor se reunir em um bar para colocar o papo em dia. A prudência é sempre o melhor caminho”, lembra Mendes.

Negócio

Vale a pena alugar para quem não tem uma vida financeira sólida e precisa de um espaço. Já quem pretende comprar, deve verificar se o local se adequa a todas as necessidades e sua localidade é servida de infraestrutura e serviços.

“Caso esteja em um momento delicado ou não tenha consistência financeira – ou ainda, que tenha equilíbrio, mas deseja permanecer com custo fixo baixo a fim de aumentar sua reserva para investimentos, a locação de uma kitnet se apresenta como ótimo custo-benefício”, salienta o profissional.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Governo espera arrecadar R$ 1,7 bilhão com venda de imóveis neste ano

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Saiba o que é e como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Dicas de decoração de apartamento pequeno para quem vai se mudar

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Aclimação: bairro que nasceu para ser verde

3 minutos de leitura