Notícias

Kitnet, loft, studio ou flat? Veja as características de cada um

Compare para escolher a melhor opção para o seu primeiro imóvel

Por: Da redação 28/03/2019 2 minutos de leitura
Sala decorada de um apartamento pequeno
Escolha o apartamento ideal e aproveite o espaço ao máximo. Foto: iStock

Publicidade

Em 2018, foram lançadas 98.562 desses tipos de imóveis em todo o Brasil, segundo pesquisa “Indicadores Imobiliários Nacionais – 4º Trimestre de 2018”, feita em conjunto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

E entre essas unidades, aparecem os queridinhos de quem prefere espaços compactos: kitnet, loft, studio e flat.

Você sabe a diferença entre Kitnet, loft, studio e flat? Explicamos

Kitnet

Também chamada de conjugado, é uma unidade com área de até 50 m². Quanto às características arquitetônicas, tem apenas um cômodo, que une o quarto e a cozinha, além do banheiro, separado.

“A kitnet tem seus cômodos um pouco mais definidos por quarto, banheiro sala e uma cozinha um pouco menor. São imóveis mais antigos, normalmente localizados nos centros das cidades, e acabam sendo mais populares”, diz a arquiteta e urbanista Laís Galvez.

Publicidade

Loft

Ele é inconfundível, já que traz referências diretas a galpões, depósitos e outros imóveis comerciais que passaram por uma reforma para se tornarem residenciais, além de sua área, que é maior que 50 m².

Outro detalhe que chama a atenção é o fato de que as instalações elétricas e hidráulicas dos lofts costumam ser aparentes, assim como nas decorações de estilo industrial.

O pé-direito duplo, geralmente maior de 5 metros, também permite a construção de um mezanino para obter mais área útil.

Studio

É uma unidade menor, por volta de 30 m², com cômodos também integrados, embora os quartos possam ser separados com paredes – as plantas dos studios são mais fáceis de sofrer alteração.

Publicidade

Um de seus maiores trunfos é a localização privilegiada, próximo a estações de trem, metrô, shopping centers, universidades e outros pontos de interesse.

Para complementar o espaço compacto, geralmente os apartamentos tipo studio são disponibilizados em condomínios completos, com academia, home office, sala de jogos, salão de festas e piscina, além de serviços de conveniência, como diarista e lavanderia coletiva.

Flat

Possui  área um pouco maior do que os quartos de hotel, além de trazerem serviços de lavanderia, alimentação e limpeza, já inclusos na taxa de condomínio.

Pessoas que moram sozinhas ou passam quase o dia todo fora de casa, devido ao trabalho ou aos estudos, encontram no flat a opção ideal, já que o espaço comporta tudo o que um apartamento deve ter e, de quebra, traz a comodidade dos hotéis.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Saiba como deve ser a acessibilidade de áreas comuns do condomínio

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Mudar o quarto de brinquedos pode mudar seus filhos?

7 minutos de leitura
Imagem destacada

Plantas permanentes: sem manutenção e sempre verdes!

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Campo Limpo: bairro de antigas chácaras e áreas verdes

3 minutos de leitura