Decoração, reforma e construção

Sem ar condicionado? 5 dicas para aliviar o calor em casa nos dias quentes

Fechar cortinas, fazer o ar circular e ter plantas pode ajudar a lidar com a temperatura alta

Por: Redação, Estadão Imóveis 16/11/2023 3 minutos de leitura
evitar-calor-casa
Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas com baixo custo de energia ou cores frias podem manter sua casa mais fresca/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Na segunda-feira (13), São Paulo viveu o segundo dia mais quente da história, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O clima na capital paulista é sintoma de uma onda de calor que atinge boa parte do Brasil e cria inúmeros desafios para a população. 

O ar condicionado já se tornou o melhor amigo de muita gente e se você conhece alguém que tem uma piscina em casa, está na hora de tentar estreitar essa amizade. Porém, caso nenhum destes cenários seja possível, o jeito é recorrer a soluções caseiras. Com pequenas mudanças, a sua casa pode se tornar um ambiente mais agradável para lidar com as altas temperaturas. 

Confira 5 dicas caseiras para aliviar o calor na sua casa e lidar melhor com essa temporada de verão fora de época sem ar condicionado: 

  1. Feche suas cortinas ou persianas

Proteja ou cubra as janelas que ficam expostas à luz solar durante o dia. Persianas e cortinas são opções mais baratas, porém elas são menos eficientes em manter o calor no ambiente externo. Principalmente se forem cortinas escuras e persianas de metal. Por isso, se possível, utilize janelas venezianas.

Publicidade

Durante o dia, feche as portas dos cômodos que você não utiliza. Dessa forma, o calor não se propaga.

No entanto, caso você ligue os ventiladores, as portas internas precisam ficar abertas e deve-se evitar obstruir as janelas com cortinas ou persianas pesadas. Assim, o ar circula melhor.

  1. Faça o ar circular

Se o ar do lado de fora da casa estiver mais frio do que o interno, o que é comum durante a noite, abra as janelas e tente fazê-lo circular. Se necessário utilize um ventilador para ajudar, mas o evite se a umidade estiver muito alta.

Ventiladores de teto devem ser ajustados para girar no sentido anti-horário, pois assim o ar é empurrado para baixo, o que aumenta o resfriamento.

Publicidade

Colocar um balde com gelo ou garrafa com água congelada na frente do congelado deixa o ambiente mais fresco/ Crédito: Getty Images

Para reduzir a quantidade de ar quente que entra em sua casa, observe a vedação do ar. Tente vendar todas as portas e janelas que vazam ar.

  1. Tenha plantas

Além de ajudar na decoração, as plantas em casa contribuem para tornar o clima mais ameno. Além disso, árvores grandes podem fornecer sombra nos meses de verão. Caso não tenha árvores em casa, pendure grandes vasos de plantas do lado de fora das janelas para ter efeitos semelhantes.

  1. Atente-se às luzes

O ar pode ficar mais quente nos cômodos da casa que possuem muitas luzes. Apesar do efeito ser relativamente pequeno, deixá-las apagadas ou trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas com baixo custo de energia ou cores frias pode manter sua casa mais fresca e ajudar a reduzir o valor da conta de luz.

Também evite operar grandes aparelhos durante o dia. Ligue máquinas de lavar louça e roupa apenas à noite e busque secar suas roupas ao ar livre.

Publicidade

  1. Evite itens que retêm calor

Alguns objetos e itens de decoração podem reter o calor. O veludo, por exemplo, deve ser evitado. Ao invés disso, opte por cores claras, tecidos leves como o algodão e tons que ajudam a refletir o calor, como o dourado. 

Opte por cores claras e tons metálicos para diminuir a sensação de calor e resfriar a casa/ Crédito: Getty Images

Usar o fogão ou forno também não é uma boa ideia neste período, pois tornam a cozinha mais quente e o calor pode se espalhar para outras partes da casa. Ao invés disso, planeje refeições que exijam pouco ou nenhum calor, como saladas. Em caso de refeições quentes, utilize uma panela elétrica ou a grelha. 

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como comprar imóvel na Itália?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

O que diferencia os imóveis comuns das casas de alto padrão?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Startups avançam no mercado com soluções para facilitar compra ou aluguel

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Como alugar meu apartamento por temporada

2 minutos de leitura