Decoração, reforma e construção

Confira 5 mudanças simples no lar para começar 2022 com o pé direito

Renovar o ambiente ajuda a organizar melhor os pensamentos e enxergar as coisas que temos e que cultivamos a partir de outra perspectiva

Por: Redação 09/12/2021 3 minutos de leitura
Colocar a natureza para dentro de casa traz beleza e frescor ao dia a dia/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Todo início de ano as pessoas criam metas, fazem listas de desejos e se enchem de esperança para que o novo ciclo seja melhor do que o anterior. Essa fase de boas energias que circulam na passagem de um ano para o outro também pode ser reforçada por um lar inspirador e renovado, a partir de mudanças simples que podem fazer toda a diferença.

“Não é apenas a cor da roupa da virada que vai determinar como será este novo início. Mesmo que você não queira investir muito nessa preparação do lar, existem ideias simples, baratas e criativas capazes de transformá-lo”, explica Pamela Paz, CEO da Tuim, empresa de móveis por assinatura. A executiva elencou algumas dicas para deixar o seu cantinho pronto para começar 2022 com o pé direito. Confira!

Pamela Paz: trocar objetos e móveis de lugar ajuda a renovar as energias/ Crédito: Divulgação

1. Desapegue

Antes de começar a organizar o seu lar ou até mesmo acrescentar novos itens de decoração, é necessário desapegar. Elimine tudo aquilo que já não faz mais sentido nem tem utilidade. 

Segundo Pamela Paz, o ideal é priorizar apenas o essencial. “Os objetos tendem a estragar, sair de moda e perder sua utilidade. Desta forma, precisam ser trocados, principalmente para dar lugar a novas ideias”, complementa a CEO.

Publicidade

2. Escolha objetos que destaquem o seu estilo

Os objetos de decoração são opções práticas para decorar o lar. Aposte em vasos, flores, abajures, quadros, almofadas, esculturas, nichos. Porta-retratos ou murais de fotos são opções bonitas para registrar memórias e, de certa forma, sentir-se acolhido em casa.

“Não existe nada mais pessoal e do seu próprio estilo do que fotos de pessoas especiais e de momentos inesquecíveis espalhadas pela casa. É possível comprar ou até mesmo, se preferir, fazer um mural”, diz a CEO da Tuim.

3. Organize o ambiente e troque alguns móveis de lugar

Uma boa organização transmite mais aconchego e bem-estar, além de facilitar a identificação daquele objeto que está sobrando. Mudar as coisas de lugar também ajuda a movimentar a energia delas e das pessoas.

“Geralmente, quando trocamos algo de lugar, somos obrigados a organizar aquela estante bagunçada, a cômoda transbordando de peças sem uso ou até mesmo o armário da cozinha cheio de utensílios quebrados ou nunca utilizados. Isto facilita identificar e separar o que não faz mais sentido para o cotidiano e ajuda a manter o ambiente sempre organizado”, destaca a executiva.

Publicidade

4. Defina suas cores, texturas e estampas favoritas

As cores são poderosas, principalmente no que se refere à energia. Elas podem transmitir sensações e garantir significado aos ambientes. Monte uma lista de cores, texturas e estampas prediletas antes de escolher quais serão os novos móveis ou objetos de decoração. Estes elementos ajudam na criação da identidade do novo lar.

“Definir qual identidade se pretende transmitir neste novo ciclo é uma saída para entrar no novo ano com o pé direito. Tons claros somam à iluminação do cômodo. Em contrapartida, cores fortes demonstram um ar mais vibrante e muito alegre”, conclui Pamela.

5. Aposte nas plantas e flores

Montar arranjos de flores e vasos com plantas para decorar o lar traz inúmeros benefícios. O verde deixa o ambiente mais calmo e aconchegante, além de conectar com a natureza. “As plantas dão vida ao ambiente e podem ser utilizadas em praticamente todos os cômodos, seja na sala, quarto, corredores e até mesmo na cozinha.”

Além das plantas, é possível apostar em elementos naturais, a exemplo da madeira, pedra e uma iluminação mais natural. Isto deixará o ambiente mais claro e repleto de conforto.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Morador que aluga no Baixo Augusta tem renda média de R$ 7,3 mil, diz plataforma

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Ubatuba: SP quer hotel, restaurante e loja em ilha de antiga prisão

3 minutos de leitura
Imagem destacada

O que esperar das ações das construtoras com o novo governo Lula?

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Conheça os 9 tipos de imóveis residenciais e as diferenças entre eles

2 minutos de leitura