Decoração, reforma e construção

Como a decoração da casa BBB impacta o psicológico dos participantes?

Como a decoração da casa BBB impacta o psicológico dos participantes?

Por: Redação, Estadão Imóveis 24/01/2024 2 minutos de leitura
bbb-decoracao-psicologia
Especialista afirma que formas caóticas, excesso de cores e iluminação contribuem para deixar brothers mais agitados

Publicidade

É quase impossível passar ileso pela influência do Big Brother Brasil em tempos de rede social. No centro dos debates, 26 moradores de uma mansão que se destaca pela decoração maximalista. Porém, abrigar os participantes não é a única função da casa. Ela motiva comportamentos, causa sentimentos e pode ser responsável por ações que movimentam o programa. 

“A decoração do BBB é feita para chocar, para ser diferente e gerar assunto. Mas também é feita para causar agitação, angústia e estresse entre os participantes”, analisa a arquiteta Mari Milani. “É um imóvel com muita cor, muita textura, muita forma e pouco espaço vazio. Tudo isso provoca instabilidade. É o oposto do relaxamento”, afirma. 

Não é uma novidade que aspectos ambientais podem provocar efeitos positivos e negativos na saúde mental da população. E a arquitetura tem um papel primordial nesta equação. Ambientes mal planejados, a presença de ruídos, a desorganização e o uso inadequado de cores e texturas são capazes de fazer com que uma pessoa se sinta confortável ou não em um local. 

Casa possui decoração maximalista, com muitas cores e texturas marcantes/ Crédito: Manoella Mello/Globo

Por isso, é comum assimilar o bem-estar com a arrumação de casa. Em entrevista ao New York Times, N. Brad Schmidt, professor de psicologia da Florida State University, afirma que uma casa bagunçada também pode contribuir para sentimentos de exaustão, estresse e vergonha, fazendo você se sentir pior do que já se sente. Ele sugere que organizar o imóvel pode ajudar a melhorar seu humor.

Publicidade

A casa do BBB caminha justamente na direção contrária. A decoração medieval, com fadas, elementos rústicos e sem lugar de respiro em todos os cômodos, intensifica as emoções que já estão à flor da pele por conta do desafio do confinamento e o exagero de novidades. “É uma casa maximalista”, sintetiza Milani.

As luzes do BBB

A arquiteta sinaliza que não é só a decoração do imóvel e a disposição dos objetos que provocam a agitação dos participantes do BBB. A iluminação é um fator essencial para fazer com que um ambiente se torne mais confortável ou não para os moradores. E a explicação não é apenas emocional.

A luz solar impulsiona o estado de vigília, fazendo com que as pessoas se engajem em suas atividades e obrigações diurnas. Quando a noite cai, o corpo começa a produzir melatonina, hormônio responsável por estimular o sono. No entanto, as lâmpadas com luzes fortes aumentam o estado de alerta, pois interrompem o ritmo de produção da melatonina e dificultam o adormecimento.

Luzes fortes atrapalham o sono e estimulam o foco dos moradores/ Crédito: Manoella Mello/Globo

Uma reportagem do Summit Saúde, do Estadão, mostra que esse tipo de luz fomenta a fragmentação do sono, o que pode gerar uma noite de descanso ruim. “No BBB, utiliza-se a luz branca e muito forte. Ela traz a sensação de alerta e foco. Muita exposição gera irritabilidade e maior estímulo ao cérebro. Assim, você fica com as emoções mais à flor da pele”, observa a arquiteta.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Síndicos devem estar atentos à lei que torna crime perseguir ou invadir a privacidade

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Santander leiloa mais de 200 imóveis na próxima semana

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Apê11, imobiliária digital do Santander, busca driblar juros altos e crescer

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Secovi-SP projeta queda de 7,72% nos contratos de reajuste de aluguel em agosto

0 minutos de leitura