Notícias

6 dicas para fotografar imóveis e garantir boas vendas

Limpe a casa, faça imagens sequenciais e preste atenção nas distorções geradas pelo ângulo

Por: Da Redação 04/12/2020 2 minutos de leitura
É preciso organizar a casa antes das fotos, pois nem o melhor profissional da fotografia poderá fazer bons cliques se a casa não estiver organização/ Foto: Getty Images

Publicidade

As fotos do seu imóvel são a porta de entrada para possíveis compradores contatarem você e marcarem uma visita presencial, sendo assim fundamental dar a devida importância à produção.

Algumas imobiliárias contam com um fotógrafo profissional para fazer imagens do imóvel captado, mas se você optar por uma venda rápida, direta e não puder contar com um profissional para tirar boas fotos do apartamento e, assim, garantir que ele sobressaia frente aos concorrentes, separamos algumas dicas para te levar a ter resultados satisfatórios, mesmo não sendo um especialistas em cliques. Veja!

Pense na sequência

Busque reproduzir a experiência de alguém que esteja entrando no apartamento. Comece pelo primeiro ambiente, vá para o segundo e assim por diante, sempre respeitando a configuração da residência (sala, cozinha, corredor, quartos, área de serviço e área externa). Dessa forma, o interessado que ver as fotos se sentirá dentro do espaço e irá entender melhor a dinâmica do ambiente.

2. Arrume a casa

Publicidade

Nem o melhor profissional da fotografia poderá te ajudar a fazer bons cliques do apartamento por dentro se você não se atentar à organização. Faça uma limpeza superficial em todos os espaços: tire pó, abaixe a tampa do vaso sanitário, arrume as camas, mantenha as portas dos armários fechadas e limpe o chão.

3. Iluminação natural

Escolha um dia ensolarado para fotografar seu imóvel, pois a iluminação natural faz toda diferença na valorização do visual. As imagens são melhores quando tiradas no começo da manhã ou no fim da tarde, porque o sol não está tão forte.

Só em último caso utilize o flash como recurso, pois ele altera a profundidade dos ambientes e distorce as cores, tirando a naturalidade da foto.

Publicidade

4. Cuide do ângulo

Fotos tiradas na horizontal se assemelham à perspectiva humana, trazendo mais realidade quanto aos espaços e detalhes dos cômodos. Além disso, com cliques em modo paisagem, você não terá problemas quanto a ter uma tarja preta nas laterais, o que pode acontecer ao tentar publicar uma foto no modo retrato (isso diminui e desvaloriza a imagem).

Evite também tirar fotografias de baixo para cima ou de cima para baixo, pois elas dão a impressão de deformidade ao cômodo. Sempre opte por manter a câmera na linha dos olhos ou do peito, garantindo que o clique seja o mais realista possível.

5. Remova os objetos pessoais

Publicidade

Só há interesse de compra quando o cliente se vê morando naquele lugar, pensando em como seria sua rotina e seu estilo de vida naquele novo ambiente. Se o dono deixar objetos pessoais à mostra, pode ser que atrapalhe esta experiência importante para o possível interessado. Ao fotografar, busque tirar objetos pessoais, como roupas, retratos, imagens religiosas, esportivas ou partidárias, tornando o ambiente mais impessoal.

6. Recorra aos aplicativos de edição

Os aplicativos de edição possibilitam corrigir diversas características da fotografia, como, por exemplo, ajustar a luminosidade e sombra, cortar, melhorar as cores e até mesmo endireitar uma imagem com um ângulo não tão adequado.

Gostou das dicas? Tem mais algum truque para tirar boas fotos de apartamentos por dentro? Compartilhe aqui nos comentários!

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Vai morar de aluguel? Veja preços em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Jovens profissionais e consumidores estão redefinindo o mercado imobiliário

3 minutos de leitura
Imagem destacada

As 10 melhores casas da imobiliária Refúgios Urbanos

6 minutos de leitura
Imagem destacada

IGP-M, IPCA ou negociação direta: como fazer o reajuste de aluguel?

3 minutos de leitura