A venda de um imóvel, além de complexa, pode ser demorada. Especialmente em momentos de crise, quando os compradores tendem a ser mais cautelosos em relação às suas transações. Ainda assim, embora o cenário atual não seja o mais oportuno, é possível vender a sua propriedade rapidamente, sem precisar, necessariamente, aceitar a primeira proposta ofertada.
Rapidez e lucro
Tenha a documentação do imóvel em dia
O primeiro passo da oferta é dado antes mesmo de qualquer anúncio ou divulgação, durante a preparação do bem: é preciso cuidar de toda a questão documental — essencial para o andamento da futura transação.
Depois que a unidade é negociada, o novo dono necessita que registros e tributos estejam em dia para que ele possa atestar a compra e fazer a transferência de propriedade.
Portanto, saiba que bons compradores só vão se interessar pelo seu imóvel se não houver nenhuma pendência e ele estiver totalmente regular.
2. Faça pequenas reformas
Outra etapa da gestão do patrimônio é a questão que envolve o reparo pendente de pequenos danos, como vidros quebrados, tomadas com mau contato, paredes manchadas, etc.
Ser detalhista é essencial, visto que problemas hidráulicos e elétricos afastam interessados. Além disso, o aspecto estético pesa bastante, sobretudo na primeira visita.
Dessa forma, pinte as paredes e o teto para causar a impressão de “residência nova” e verifique itens como maçanetas, esquadrias das janelas e até mesmo o estado de conservação dos pisos.