Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Notícias / Cresce produção de fotos e vídeos de imóveis na quarentena

Cresce produção de fotos e vídeos de imóveis na quarentena

Setor imobiliário investe em soluções para melhorar visitação virtual, movimentando empresas de audiovisual, fotógrafos e agências especializadas em realidade virtual


Bianca Zanatta, O Estado de S. Paulo

03/06/2020 - 2 minutos de leitura


Tours virtuais e até salão digital de imóveis foram algumas das ações propostas por imobiliárias e construtoras para manter fluxo do setor durante o isolamento social/ Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O setor imobiliário já usava imagens profissionais em sites e plataformas para atrair clientes antes da pandemia do novo coronavírus, mas a atual necessidade de garantir a visitação virtual fez crescer a procura por vídeos e fotos de qualidade. Fotógrafos, cinegrafistas, editores de vídeo e especialistas em realidade virtual e tecnologia 360º têm sido acionados para atender à demanda.

Leia mais:
Senado aprova projeto que proíbe despejo de inquilino durante pandemia
Paciência vira palavra de ordem para síndicos na quarentena
Quarentena em um compacto: novas rotinas e paciência

“Hoje temos 30 projetos em andamento, sendo metade deles no Brasil”, diz Henrique Driessen, CEO da Elephant Skin, empresa norte-americana fundada por brasileiros que oferece serviço de CGI (Computer Generated Imagery – imagens geradas por computador) para o mercado imobiliário. Entre os clientes nacionais estão incorporadoras como Vitacon, You.Inc. e Tegra.

“Desenvolvemos um modelo de realidade virtual capaz de substituir o uso dos óculos e que pode ser compartilhado e usado em qualquer plataforma, seja celular, tablet ou computador”, explica. A plataforma permite visitar um apartamento decorado sem sair de casa. O CEO acredita que, mais do que nunca, tais recursos são fundamentais para que a história do cliente seja bem contada. “A gente tem uma única chance de envolver a pessoa por meio de uma imagem.”

Durante a pandemia, a Sh Prime Imóveis intensificou a contratação de profissionais para captação de imagens e produção de vídeos. A ideia é “proporcionar uma nova experiência de compra”, segundo o CEO Adriano Santana Fong. “Com a mudança do cenário, ampliamos o investimento em projetos digitais e antecipamos o lançamento de plataformas, como o recurso de tour virtual, a estruturação do nosso canal no YouTube e o aumento no número de imagens dos imóveis disponíveis em nosso site.”

O time tem sido acionado para ampliar o banco de imagens e detalhar mais os ambientes de cada imóvel. Como resultado da ação, o site da imobiliária registrou aumento de 27% no número de visitantes em comparação ao primeiro trimestre de 2019, principalmente nas opções com tour virtual.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Fotógrafo do setor imobiliário desde 2014, Henry Marra é também diretor de operação na Sh Prime e comanda a equipe de fotografia, composta por quatro profissionais fixos e freelancers. Ele afirma que no início da quarentena muitos agendamentos foram suspensos, mas agora estão aumentando diariamente.

“Focamos nossa equipe para fotografar imóveis vazios e com chaves na portaria, o que nos deu um retorno melhor.” Marra explica que, pouco tempo atrás, nem todos os proprietários aceitavam receber os profissionais ou autorizar a entrada no condomínio, mas agora percebem o valor de imagens de qualidade no anúncio do imóvel.

“Por conta da pandemia, estão entendendo que as fotos podem representar uma visita total para ajudar um potencial cliente”, diz. Os fotógrafos se deslocam em veículo próprio e fazem as imagens devidamente paramentados para evitar contaminação.

Por ter nascido digital, a plataforma imobiliária Kzas usa desde a fundação fotos e vídeos para garantir a avaliação dos imóveis. De acordo com o head de operações Renato Rodrigues, desde o início da quarentena as ofertas com vídeos tiveram 40% a mais de visualizações do que as outras. “Nosso vídeo é um tour guiado que leva ao cliente a mesma sensação de visitar o imóvel com um especialista ao lado”, conta.

Leia o texto completo em https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/producao-de-fotos-e-videos-de-imoveis-se-intensifica-na-quarentena/

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas