A consultoria Alvarez & Marsal está iniciando a captação de R$ 50 milhões para um fundo de venture capital destinado à compra de participação em startups com atuação no ramo imobiliário. Na mira estarão empresas que usem ferramentas inovadoras – como inteligência artificial ou mineração de dados, por exemplo – para aprimorar a prestação de serviços de gestão de carteiras de ativos, contratos, recebíveis, execuções de dívida e estruturação de capital, entre outras atividades.


Os R$ 50 milhões serão investidos em até 15 startups nas quais a Alvarez & Marsal passará a ser sócia minoritária, e os fundadores permanecerão no comando. A ideia é injetar recursos para dar escala às operações, além de compartilhar conhecimento que a consultoria já tem na área.

Cerca de 900 startups foram mapeadas, das quais 50 foram selecionadas para uma aproximação. Os principais alvos são startups dos ramos financeiro, Direito, obras e propriedades (ou, no jargão, fintechslawtechsconstrutechs e proptechs).

Muito conhecida por atuar em processos de reestruturação de empresas com dificuldades financeiras, a Alvarez & Marsal montou recentemente uma área inteiramente dedicada ao setor imobiliário, ampliando seu escopo de atuação.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.

Ao fornecer meus dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão.

Fique tranquilo! Não enviamos spam!

O líder da área, Rafael Carlos, diz que tem crescido a procura de incorporadoras por consultoria relacionada a corte de gastos e ganho de produtividade, diante do quadro de deterioração da economia brasileira.

Não será a primeira aposta da consultoria em startups. Em 2020, ela lançou seu primeiro fundo de venture capital, que atualmente tem 19 startups em seu portfólio, entre healthtechs, agritechs e retailtechs.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Esta nota foi originalmente  publicada em: https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/alvarez-marsal-lanca-fundo-de-r-50-mi-para-startups-do-ramo-imobiliario/