Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS
O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS
Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / 4 dicas para decorar o quarto de um apartamento pequeno

4 dicas para decorar o quarto de um apartamento pequeno

Descubra o que é preciso fazer para dar mais amplitude ao local sem abrir mão da personalidade e bem-estar


Da Redação

Há 7 dias - 2 minutos de leitura


Descubra o que é preciso fazer para dar mais amplitude ao local sem abrir mão da personalidade e bem-estar/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Decorar o quarto de um apartamento pequeno não é uma das tarefas mais simples, já que o ambiente costuma ficar ainda menor devido à presença de mobílias grandes, como a cama e o guarda-roupas.


Ainda assim, existem algumas estratégias e dicas que podem ser adotadas para agregar personalidade a este local e torná-lo mais aconchegante, sem provocar claustrofobia em ninguém. Confira abaixo algumas destas recomendações:

Layout criativo

Se o espaço é apertado, a melhor saída é planejar bem onde cada item será disposto e estar ciente de que não será possível mudar os móveis de posição sempre que der vontade.

“Espaços compactos pedem versatilidade sem prejuízo da funcionalidade. Um projeto de um quarto pequeno exige planejamento minucioso e detalhado de cada cantinho para deixar o ambiente da forma desejada”, explica a arquiteta Andrea Balastreire.

Móveis

Os móveis planejados e embutidos são sempre a melhor opção na hora de ampliar locais sem perder a funcionalidade. No entanto, existem algumas soluções criativas que também devem ser exploradas. O uso de espelhos, por exemplo, garante a sensação de profundidade e amplia a experiência de estar no ambiente.

“A marcenaria inteligente ou móveis funcionais são de extrema importância, pois conseguimos encaixar tudo que atende as necessidades do cliente. Armários, bancadas e camas com compartimentos secretos sob medida nos trazem soluções para melhorar o aproveitamento do espaço. Também deve-se priorizar o design leve e investir em peças de visual marcante e de pleno estilo”, comenta a especialista.

Cores

Por mais que o branco sempre dê a sensação de um local mais amplo, refletindo a luz, é extremamente difícil criar um ambiente aconchegante utilizando sempre os tons mais claros. Neste caso, a melhor dica é investir em nuances e adicionar as cores mais agradáveis em pontos estratégicos.

“As cores claras ajudam a dar a sensação de amplitude, ao contrário das tonalidades escuras. O segredo para uma decoração monocromática bem-sucedida é utilizar nuances levemente diferentes para alcançar o equilíbrio. O fundo pode ser mais claro, o piso de madeira traz mais aconchego e alguns toques de cor na marcenaria”, recomenda a arquiteta.

Itens decorativos

Não é só o quarto de um adolescente que deve ser repleto de personalidade, este cômodo requer um cuidado especial para a decoração, adicionando a customização desejada sem o risco de colocar informações demais.

“Use a criatividade para dar personalidade ao seu dormitório. Mas tenha em mente que ‘menos é mais’, pois o uso de muitos itens decorativos pode comprometer o resultado visual”, conclui Andrea.

Na hora de colocar todas as dicas em prática, uma outra recomendação é buscar por referências, seja em revistas especializadas, vídeos sobre decoração ou até mesmo em redes sociais de fotos.

Em todo caso, se ainda assim não for possível visualizar o ambiente da maneira que você deseja, é a hora de contar com um profissional que esteja habilitado a aplicar todas as técnicas na hora de decorar um quarto de apartamento pequeno, para criar a sensação de amplitude sem que o local deixe de ser aconchegante.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas