Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / Quais são os móveis essenciais para mobiliar a casa nova?

Quais são os móveis essenciais para mobiliar a casa nova?

Preparamos uma lista de suportes e eletrodomésticos fundamentais para fazer a casa funcionar, mas é preciso ter atenção ao orçamento e à estrutura do imóvel. Confira as dicas

  • (3.0)

Verônica Lima

17/09/2020 - 2 minutos de leitura


Cada um dos itens necessários exerce uma função importante e contribui para as tarefas do dia a dia/ Foto: Getty Images

Casa nova, mudança feita e muitas dúvidas na cabeça. Montar um novo lar é um desafio e tanto: é preciso entender o espaço disponível, a organização dos cômodos e da nova rotina e dar conta de fazer caber tudo aquilo que trouxe de moradias passadas.

Leia mais:
Criando grande impacto com baixo orçamento
Será que a cozinha verde-abacate pode voltar?
Um piano dá uma péssima mesa de centro

Há, contudo, estratégias que facilitam a adaptação à nova casa. De acordo com a arquiteta e urbanista Gabriela Mendes, um método eficiente é elencar uma lista de móveis essenciais para mobiliar uma casa.

Para Mendes, as principais peças são: cama, guarda-roupa, geladeira, fogão ou cooktop, armários na cozinha, mesa para refeições com cadeiras, máquina de lavar e sofá. “Sem esses itens mencionados a sua casa não fica funcional e muito menos confortável. Cada um exerce uma função importante e contribui para as tarefas do dia a dia”, comenta a profissional.

Antes de comprar

Uma vez listados os móveis e eletrodomésticos essenciais, o próximo passo é pensar em como usá-los em casa. “Primeiro item que deve ser levado em consideração é o espaço disponível. Meça o ambiente onde vai inserir cada móvel e pense na circulação”, explica a arquiteta. “Se for um móvel como guarda-roupa ou armário da cozinha, lembre-se de calcular a abertura da porta e ainda deixar espaço para a passagem.”

Para itens como geladeira, fogão, máquina de lavar é necessário verificar a corrente elétrica. “Certifique-se da voltagem e amperagem do aparelho antes de comprá-lo. Também cheque com seu eletricista se o quadro de disjuntores irá aguentar a carga que você irá adicionar. Assim, você evita o risco de danificar os eletrodomésticos”, observa Gabriela, que ressalta também a importância de conferir a instalação hidráulica.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Orçamento curto

Agora, se o orçamento for mais limitado será preciso uma boa avaliação de suas prioridades. Ao ir às compras, pense no que você realmente precisa, qual nível de sofisticação cabe no seu bolso e, claro, tenha em mãos uma planilha com o limite e o fluxo de gastos.

Gabriela Mendes exemplifica: a mesa para refeições com cadeiras pode ser dispensável, em alguns casos. Dependendo da rotina de trabalho, a maioria das refeições já deve ocorrer fora de casa. “E para a hora do jantar é possível improvisar uma mesa lateral de sofá, cujo que o custo é mais”, diz a arquiteta.

A máquina de lavar, que exige atenção elétrica e hidráulica, também pode ficar de fora. “Os prédios mais modernos hoje em dia têm lavanderias coletivas.

Dessa forma você economiza no valor da máquina e ganha mais espaço em sua casa – sobretudo no caso de sua área de serviço ser um espaço mais compacto”, conclui.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas