Pretende construir uma casa ou reformar? Um projeto de arquitetura bem pensado, utilizando algumas soluções simples podem ajudar a minimizar o impacto da construção sobre o meio ambiente e ainda por cima encolher os gastos das contas de consumo mensais. Já pensou nisso? Uma moradia 100% sustentável deve atender várias exigências técnicas para receber esse título. Existe até mesmo certificação para esse tipo de projeto, como a AQUA-HQE e o selo ouro do Green Bulding Council.
De acordo com relatório do Green Building Council Brasil (GBC), o País já é o quarto no ranking de certificações verdes, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos. Veja agora quais as características presentes nessas casas que as tornaram sustentáveis.
Localização estratégica
Um projeto sustentável começa pela localização. Um local apropriado é aquele que fica longe de áreas de preservação, para evitar impacto ambiental negativo. Também é interessante que uma casa verde fique próxima de locais com fácil acesso ao transporte público e lojas de conveniência. Dessa forma, evita-se o uso de carros e a emissão de poluentes.