Decoração, reforma e construção

Como usar madeira para decorar um quarto infantil? Veja referências

Arquiteta dá dicas de marcenaria e apresenta inspirações para quem quer pensar fora da caixa

Por: Redação, Estadão Imóveis 16/10/2024 2 minutos de leitura
Madeira é utilizada em quartos infantis para trazer mais bem-estar e aconchego para as crianças/ Crédito: Mari Milani Arquitetura | FOTO: Rafael Gap/Divulgação

Publicidade

Para dar um novo sentido ao quarto de duas irmãs dividem, a arquiteta Mari Milani apostou no uso da madeira como o principal elemento da decoração. 

Em diferentes formatos, cores e acabamento, a profissional utilizou a marcenaria nos elementos que compõem o dormitório, desde gavetas e armário ao piso, com bem-estar vinílico, para proteger os pés das crianças. 

O protagonista do ambiente, porém, é um painel em forma de nuvem com acabamento em laca e pintado da cor rosa. 

Painel de madeira pintado com a cor rosa busca se conectar ao papel de parede por meio do contraste/ Crédito: Mari Milani Arquitetura | FOTO: Julia Herman

O projeto de Milani chama a atenção para o uso de madeira na decoração de um quarto infantil. Nestes ambientes, os aspectos práticos da durabilidade, resistência e sustentabilidade se somam a percepções subjetivas ligadas ao material, como conforto, leveza e bem-estar.

Publicidade

+ Decoração afetiva transforma memórias em elementos estéticos do lar

“Por ser um elemento natural, a madeira torna o ambiente mais aconchegante e ajuda as crianças a ficarem mais calmas e tranquilas no local onde irão dormir”, argumenta a arquiteta.

Projeto de beliche para criar “segundo andar” em quarto infantil/ Crédito: Projeto de Mari Milani Arquitetura / Foto de Rafael Ramos/Divulgação

Não à toa, também foi com madeira que ela desenvolveu o projeto para criar um “segundo andar” no quarto de outras duas crianças. O espaço se transformou em uma cama-beliche que pode ser acessada pelos degraus convertidos em gavetas. Ela ainda aproveitou o layout para inserir nichos e prateleiras para receberem os brinquedos. 

+ Dia das Crianças 2024: 4 lojas com promoções para economizar no presente

Publicidade

Ela explica que, em alguns casos, é possível usar o material até no teto, adotando ripas ou painéis em marcenaria. “Em conjunto com cores sólidas, trazendo muita personalidade ao ambiente”, comenta. 

Em favor da madeira nos projetos desenvolvidos para o público infantil, arquitetos e decoradores destacam o conforto térmico e acústico, o que garante às crianças mais bem-estar em diversos momentos, como a hora de estudar.

Foi nisso que a arquiteta Patricia Penna pensou ao desenvolver um cantinho de leitura em um dormitório. 

Projeto de bancada suspensa e estante com nichos assimétricos/ Crédito: de Projeto Patricia Penna Arquitetura & Design e Foto de Leandro Moraes/Divulgação

A madeira está nas prateleiras e na estante, mas, também, nos nichos assimétricos. O design é conectado ao piso de madeira e ao design acentuado por um corte. 

Publicidade

A orientação nestes ambientes onde a madeira é o principal material é que ela seja pensada em composição com tudo aquilo que faz parte do ambiente, como a iluminação, o som, a saúde das crianças e a possibilidade de gerar cenários agradáveis para os pequenos.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Proposta saudita a Vinícius Júnior daria para comprar mais de 2 mil apartamentos no Leblon

2 minutos de leitura
Imagem destacada

O que é melhor: comprar imóvel na planta ou pronto?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

3 dicas para tornar o seu condomínio sustentável – e mais barato

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Avanço de microapartamentos fomenta mercado de empresas de self storage

3 minutos de leitura