Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Notícias / Como ampliar espaços pequenos com 7 truques de decoração

Como ampliar espaços pequenos com 7 truques de decoração

Especialista explica como, de maneira simples e sem quebra-quebra, é possível ganhar sensação de amplitude em ambientes residenciais


Da Redação

16/07/2020 - 2 minutos de leitura


Espelhos são ótimos para aumentar a altura do seu pé-direito ou ampliar espaço/ Foto: Chameleonseye pelo iStock

O isolamento social, necessário durante a pandemia do novo coronavírus, é árduo por vários motivos. Entre eles, a sensação do confinamento e a baixa circulação aumentam o sofrimento psicológico e a percepção de solidão. A boa notícia é que algumas medidas podem ser tomadas para suavizar a experiência no espaço doméstico utilizando apenas elementos da decoração.

Leia mais:
Será que a cozinha verde-abacate pode voltar?
O que exatamente é uma fazenda moderna?
As casas de bonecas do Instagram

Se você está procurando maneiras de atenuar o sofrimento, mas sem reformas ou mudanças radicais durante a quarentena, confira abaixo 7 dicas de como usar a decoração para ampliar espaços de maneira simples.

1. Utilize cores claras

“As paredes com cores claras refletem a luminosidade e dão amplitude ao ambiente. O branco, off-white e os tons pastéis funcionam muito bem. Essa regra também vale para os móveis”, explica o arquiteto e urbanista Fabricio Roncca.

2. Disponha de espelhos

“Os espelhos refletem a luz e o próprio ambiente e ampliam o espaço de imediato. Escolha espelhos grandes e use em mais de uma parede. Para aumentar a altura do seu pé-direito, você pode subir com o espelho do rodapé até o teto”, comenta o especialista.

3. Invista em continuidade

“Para ampliar o seu ambiente, busque utilizar os mesmos tons claros em móveis, pisos, tapetes e paredes. Isto vai gerar uma sensação de continuidade do espaço. As cores escuras causam uma interrupção visual, passando a impressão de um ambiente mais apertado”, ressalta o responsável pelo canal Studio Fabricio Roncca.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

4. Alongue os ambientes

“As listras dão a impressão de linearidade e consequentemente deixam o ambiente mais comprido. Você pode utilizar as listras nos tapetes ou nas paredes. Se o teto for baixo, uma dica é verticalizar as linhas com papéis de parede ou molduras.”

5. Aposte em móveis baixos

“Uma dica é utilizar bancadas periféricas com porta de correr, pois elas liberam o espaço visual central e organizam o seu ambiente”, aponta o especialista em arquitetura, interiores e design de mobiliário.

6. Abra as janelas

“A iluminação natural tem o poder de ampliar o ambiente. Uma boa dica é: se você tem uma sacada, integre esse ambiente à sala. Isso vai ampliar o seu espaço.”

7. Aperfeiçoe a iluminação

“Se o seu problema é a falta de luz solar, invista em uma iluminação eficaz e projetada para o seu ambiente. Assim o espaço ficará mais vivo, valorizando os móveis e objetos de decoração”, conclui.

Agora que você já sabe como ampliar espaços utilizando elementos da decoração, basta colocar em prática e dar mais amplitude aos espaços apertados, garantindo mais conforto visual e sensação de liberdade.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas