Decoração, reforma e construção

Saiba como preparar sua casa para a frente fria que chegará ao Brasil

7 dicas para esquentar seu imóvel e prepará-lo para os próximos dias

Por: Redação, Estadão Imóveis 05/08/2024 3 minutos de leitura
frio-decoracao
Temperaturas podem ficar mais amenas se o morador realizar algumas mudanças pequenas/ Crédito: Halfpoint/AdobeStock

Publicidade

Na noite desta quarta-feira (07) uma nova frente fria chegará ao Sul do País. O ar frio deve avançar para o Sudeste e fazer as temperaturas caírem nas duas regiões do País. O clima vai fazer muita gente ligar o aquecedor e tirar os casacos do armário, mas existem outras formas de organizar a casa para lidar com este cenário. Confira 5 dicas para preparar sua casa para os dias frios: 

Troque as cortinas

Escolher cortinas grossas e pesadas ou costuradas com tecidos grossos ajudam no isolamento térmico – protegendo a sua casa dos ventos trazidos pela frente fria. As cortinas duplas ou com sobreposição de dois trilhos contribuem para diminuir a perda de calor. 

+ Achados úteis para o quarto vão de jogos de lençol a cortinas adesivas

“Modelos mais espessos e duplos, além daquelas com altura que compreende desde o teto até o piso, são sempre mais eficazes”, sugerem as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos.

Publicidade

Obs: Em dias quentes, a dica é apostar em cortinas mais claras e leves, pois elas ajudam a controlar a temperatura interna e torna o ambiente mais confortável. 

Desenvolva um sistema artesanal de vedação 

Além de janelas e portas, qualquer fresta pode abrir caminho para o frio entrar no seu imóvel. Caso a grana esteja tão curta quanto as temperaturas, a dica é realizar pequenas gambiarras. Utilizar uma fita silver tape para vedar as frestas ou aquecer a cama com um secador de cabelo pode ajudar a aliviar o frio. 

Também tente afastar sofás e camas das paredes externas do imóvel – principalmente na hora de dormir. Estes são, geralmente, os cantos mais frios da casa e é de onde a temperatura se alastra para o restante do apartamento. 

Decore de forma aconchegante

Trocar as almofadas, a colcha do sofá, mantas e cobertores por itens mais grossos e pesados vai contribuir para tornar os ambientes mais aconchegantes e quentes durante os dias frios. Outro artigo essencial para combater o clima gelado são os tapetes

Publicidade

O piso também é um dos grandes culpados por esfriar as temperaturas dentro de casa e, ainda que usar meia ajude, “cobrir” o chão vai tornar a casa mais aconchegante e amena. Aproveite esta mudança para mudar a decoração e a identidade do seu imóvel. Uma dica para lidar com esta frente fria é escolher cores mais quentes. 

Busque cores quentes

As cores e a iluminação do imóvel são fatores que contribuem diretamente para os aumentos ou quedas de temperatura. Cores frias, como branco, azul e verde, por exemplo, trazem mais leveza e frescor para o imóvel.

Enquanto isso, escolher cores quentes, como laranja, vermelho ou amarelo, vai ampliar a sensação de conforto nos dias frios. 

Apostar em cores fortes na pintura do imóvel pode contribuir para tornar ambientes mais agradáveis /Crédito: Pixel-Shot/AdobeStock

Essas cores podem ser utilizadas em travesseiros, mantas ou mesmo na pintura interna do imóvel. Adotar lâmpadas com cores quentes é outra estratégia que pode contribuir para o aquecimento da casa. 

Publicidade

Aproveite o sol

A luz do sol pode se tornar um item raro nos dias mais frios do ano, no entanto, mesmo com a frente fria, o astro-rei está lá fora, em algum lugar. Tente aproveitar este calor para deixar a casa mais aconchegante neste momento. 

Abra as janelas para a casa arejar durante os períodos mais quentes do dia – geralmente entre 12h e 15h. Outra sugestão é passar mais tempo dentro desses ambientes que esquentam mais durante o dia. Se um quarto é virado para a face norte, por exemplo, a tendência é que esquente mais que o restante da casa.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

BR Properties está perto de lançar fundo imobiliário de R$ 530 milhões

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Caixa cobra pagamento de prestações do MCMV de beneficiários de baixa renda

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Incorporadores do mercado de luxo estão ultrapassados, afirma CEO da AG7

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Como saber se a madeira do seu projeto é sustentável?

2 minutos de leitura