Decoração, reforma e construção

Está com frio? 5 dicas práticas para aquecer sua casa

Manter camas longe das paredes e deixar a luz do sol entrar ajudam a tornar ambientes internos mais agradáveis

Por: Redação, Estadão Imóveis 27/05/2024 3 minutos de leitura
casa-fria
É possível deixar o imóvel bem mais aconchegante sem gastar muito/ Crédito: fizkes/AdobeStock

Publicidade

A segunda-feira amanheceu gelada e chovendo em São Paulo depois de um final de semana de frio. Ainda é outono, mas as temperaturas já começaram a baixar em todo o Estado e, de acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticos (CGE) da Prefeitura, as rajadas de vento e chuvas devem se manter ao longo da semana.

A perspectiva é corroborada pelo Climatempo, que indica que a mínima será na quarta-feira (29), quando a cidade vai alcançar 12º C. Já a máxima será de 27º C, apenas no sábado.

+ Frio dura a semana toda em SP? Vai chover mais no RS? Veja a previsão do tempo para todo o País

Se a frente fria já chegou ao seu imóvel e só o cobertor não está dando conta de abrandar o clima, saiba que é possível tomar algumas medidas simples para tornar os ambientes mais agradáveis.

Publicidade

Sem precisar gastar dinheiro com aquecedor artificial ou uma lareira, confira 5 dicas práticas para deixar sua casa mais quente neste frio: 

Tapetes e mantas na decoração

O piso frio é um dos grandes responsáveis por manter o clima gelado dentro de casa. Usar uma meia ajuda, mas adotar tapetes e mantas na decoração contribui para reter o calor e evitar o contato direto dos moradores com o chão. 

O tapete pode ser de algodão, nylon, justa ou qualquer outro material que gere mais conforto ao ambiente. A dica é tentar aproveitar o objeto para dar uma nova identidade ao seu imóvel. 

Deixe a luz do sol entrar

É verdade que a luz do sol parece mais fraca em dias frios. Mas ela ainda está lá fornecendo calor e é uma maneira de deixar a casa mais aconchegante neste momento é tentar aproveitá-la da melhor forma possível.

Publicidade

+ Entenda como a arquitetura é capaz de amenizar o frio na sua casa

Abra as janelas para a casa arejar durante os períodos mais quentes do dia – geralmente entre 12h e 15h. Outra sugestão é passar mais tempo dentro desses ambientes que esquentam mais durante o dia. Se um quarto é virado para a face norte, por exemplo, a tendência é que esquente mais que o restante da casa.

Isole os ambientes

Enquanto a recomendação é aproveitar os momentos mais quentes para deixar a luz e o calor do sol entrarem, você também precisa se esforçar para evitar que este calor acumulado fuja durante o restante do dia. 

Para isso, feche as frestas das janelas e, se possível, instale cortinas pesadas e produzidas com tecidos grossos. “Podem ser cortinas duplas com sobreposição formadas por dois trilhos ou varão duplo. Modelos mais espessos e duplos, além daquelas com altura que compreende desde o teto até o piso, são sempre mais eficazes”, indicam as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos.

Publicidade

+ Ainda é inverno: 5 ideias para aproveitar os dias frios em casa

Móveis também podem contribuir para diminuir a fuga do calor. Uma estante alta com livros fechando uma parede externa ajuda a aumentar o isolamento.

Afaste sofás e camas das paredes

Uma recomendação para não sofrer tanto com as baixas temperaturas é impedir que os sofás e camas permaneçam em contato com as paredes externas do imóvel – principalmente na hora de dormir.

Estes são, geralmente, os cantos mais frios da casa e é de onde a temperatura se alastra para o restante do apartamento. 

Publicidade

Adote cores quentes

A escolha das cores e a iluminação que você adota na sua casa interferem diretamente na temperatura dos ambientes. Optar por cores quentes em objetos decorativos, como travesseiros, mantas e até mesmo na pintura, ampliam a sensação de conforto. 

Se tiver objetos ou lâmpadas com cores como laranja, vermelho e amarelo, agora é uma boa hora de tirar do armário e acrescentar na decoração da sua casa. 

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Por que a queda do IGP-M não deve tornar o aluguel mais barato?

4 minutos de leitura
Imagem destacada

O que exatamente é uma fazenda moderna?

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Casa Verde e Amarela: regras diferentes do antigo MCMV

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Quarentena: é a hora certa de adotar um bichinho de estimação?

9 minutos de leitura