Notícias

Justiça suspende revisão do Plano Diretor de São Paulo

Motivo para paralisação do processo é a falta de acessibilidade para portadores de deficiência em plataforma da Prefeitura

Por: Redação, O Estado de S.Paulo 10/05/2022 2 minutos de leitura
Na imagem vemos uma avenida movimentada no centro da cidade de São Paulo, ao lado do prédio da prefeitura da cidade
O Plano Diretor é a lei que determina as regras e os incentivos de desenvolvimento urbano da capital paulista/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Após ação movida pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Justiça suspendeu nesta segunda-feira, 9, o processo de revisão do Plano Diretor da cidade.

Na decisão, a juíza Patrícia Persicano deu provimento ao pedido dos defensores sob a justificativa de que a plataforma escolhida pela Prefeitura de São Paulo para que os munícipes apresentassem suas demandas não é acessível para portadores de deficiência.

Em sua decisão contra a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), a magistrada chegou a citar Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos de 1861 a 1865.

“O exercício do processo democrático envolve a necessidade de providenciar mecanismos de efetivação da vontade do povo nas decisões políticas fundamentais do Estado, conciliando uma democracia representativa, pluralista e livre, com uma democracia participativa efetiva, tal como afirmou Abraham Lincoln: ‘governo do povo, pelo povo e para o povo’.”

Publicidade

Patrícia determinou ainda que, em 20 dias úteis, a Prefeitura apresente relatório com todos os recursos de acessibilidade oferecidos em seus sites, disponibilizando novo cronograma da revisão do Plano Diretor com etapas digitais, indicando os recursos de acessibilidade que serão oferecidos aos munícipes portadores de deficiência.

Em nota, a Prefeitura afirmou que já começou a cumprir a ordem judicial e suspendeu as reuniões que estavam programadas sobre o Plano Diretor. 

“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, apesar de ainda não ter sido oficialmente intimada, ao tomar conhecimento DA CONCESSÃO DE MEDIDA LIMINAR na Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em face do Município de São Paulo (autos 1022650-93.2022.8.26.0053 – 16ª Vara da Fazenda Pública), COMUNICA o imediato cumprimento da ordem judicial que determina a SUSPENSÃO DO PROCEDIMENTO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO, suspendendo as reuniões virtuais que seriam realizadas nos dias 9, 10, 11 e 12 de maio.”

O Plano Diretor é a lei que determina as regras e os incentivos de desenvolvimento urbano da capital paulista. Ele foi um dos incentivadores, por exemplo, da redução de garagens em edifícios residenciais nos últimos anos e da verticalização de bairros nas proximidades de estações do Metrô. O atual está previsto em lei de 2014 e se estende até 2029.

Este conteúdo foi originalmente publicado em:
https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,justica-suspende-revisao-do-,70004062026

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Descubra o que é SBPE e quais as vantagens dessa linha de crédito

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Reforma em apartamento: qual é a legislação vigente em 2020?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Investida da gestora Capitânia em fundo imobiliário pressiona minoritários

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Quanto custa um imóvel nas ruas visitadas por Bruno Mars em São Paulo?

2 minutos de leitura