Decoração, reforma e construção

Luminária suspensa melhora iluminação e transforma ambientes

Mais do que ajudar a clarear residências, objeto se tornou item de decoração, conferindo personalidade e charme aos ambientes

Por:Breno Damascena 12/09/2022 6 minutos de leitura
luminaria-suspensa-pendente
Existem diversos tipos de luminárias suspensas e elas podem ser adaptadas aos mais variados ambientes / Crédito: Divulgação/ Yamamura

Publicidade

Por causa das várias possibilidades de tamanho, formas, cores, materiais e luzes, é difícil definir exatamente o que é uma luminária suspensa. Mas, na prática, trata-se de um aparelho de iluminação que clareia o espaço determinado. Pode ser pendurada por cabos no teto ou sustentada por um suporte no chão ou parede.

“Em resumo, sua função é iluminar, claro, mas podemos escolher uma luminária suspensa escultural que tem papel decorativo também”, explica a arquiteta Carina Dal Fabbro. “E podemos chamar de pendentes ou lustres. É uma opção de luz bem-vinda em vários ambientes da residência”, complementa.

Qual é o lugar ideal para instalar uma luminária suspensa? 

“Elas têm diferentes modelos, preços, formatos e figuram bem em ambientes de diversos estilos. Desde os clássicos e retrô até os mais modernos e contemporâneos. O céu é o limite!”, brinca Dal Fabbro. 

A arquiteta, no entanto, esclarece que os lugares mais usuais para a instalação são a sala de jantar e a copa, ainda que existam outras opções populares. “Também pode ser usada no lavabo, no banheiro, sobre uma bancada ou na varanda gourmet, iluminando a cozinha”, recomenda. A escolha depende do projeto de iluminação da residência.

Publicidade

Pendentes

Os pendentes, na maioria das vezes, são compostos por uma lâmpada e um suporte pequeno. “Também é comum vermos cabos, acrílico ou fios para sustentá-lo”, afirma Gabriela Yokota, especialista de Design e Tendência da Yamamura. 

 Os pendentes são luminárias suspensas compostas por uma lâmpada e um suporte pequeno
Os pendentes são luminárias suspensas e, além da iluminação, têm uma função estética e decorativa / Crédito: Divulgação/ Yamamura

Lustres

Os mais comuns são formados por mais de uma lâmpada e possuem várias ramificações. “Por possuir diversos braços, a iluminação é mais geral e menos focada”, comenta dal Fabbro.

Os lustres são indicados para serem o ponto principal de luminosidade ou um reforço na iluminação
Os lustres são indicados para serem o ponto principal de luminosidade ou um reforço na iluminação/ Crédito: Rafael Henzo/divulgação

Plafons

É um tipo de luminária que fica embutida no teto. “Elas podem ser quadradas, retangulares, redondas e até orgânicas”, adiciona Yokota. 

Arandelas

Muitas vezes ela é só decorativa, mas pode ser utilizada por quem quer uma iluminação diferente da tradicional, proveniente do teto. Pode ser focal e facilitar momentos de leitura, por exemplo.

Publicidade

Quanto custa a compra e instalação de uma luminária suspensa? 

Seja um lustre, um pendente ou um spot de luz pendurado no teto, ao escolher uma luminária suspensa é importante se preparar para outros gastos que vêm em conjunto, como revisão dos pontos de saída da eletricidade. 

“Em geral, é necessário fazer ajustes em outros pontos de iluminação do ambiente também”, pontua del Fabbro. Caso a compra seja apenas da luminária em si, com um investimento médio entre R$ 250 e R$ 300 é possível comprar um pendente de qualidade. 

Para você se inspirar:

Luminária suspensa para os quartos

A especialista de Design e Tendência da Yamamura, Gabriela Yokota, explica que uma iluminação auxiliar ao lado da cama proporciona uma luz mais leve e torna o ambiente mais agradável para aquela leitura noturna, antes de dormir. “Dê preferência a peças com cúpulas, pois elas oferecem maior conforto visual ou luminárias orientáveis”, complementa. 

Para que o quarto tenha uma atmosfera aconchegante, invista nas lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K) e busque incluir luminárias em que seja possível fazer a regulagem do brilho e da temperatura de cor.

Publicidade

Gabriela Yokota, especialista de Design e Tendência da Yamamura
Dupla de pendentes ao lado da cama de casal e acima das mesas laterais
Dupla de pendentes ao lado da cama de casal e acima das mesas laterais/ Crédito: projeto da Kaleidoscope Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues
Pendentes laterais ao lado da cama. Fita de led atrás da cabeceira
Pendentes laterais ao lado da cama. Fita de led atrás da cabeceira/ Crédito: Projeto da arquiteta Luciana Ballio / Foto de Emerson Rodrigues

Luminária suspensa para Sala de Jantar / Áreas Gourmets

As luminárias combinam com salas de jantar, cozinhas e áreas gourmet. A recomendação é optar por luzes ou pendentes, e no caso de escolher os pendentes, você pode até arriscar um pouco mais. 

“É possível criar diferentes composições ao alternar modelos e suas respectivas alturas, trazendo uma atmosfera mais descontraída”, afirma Gabriela Yokota. “No entanto, é preciso verificar a proporção adequada em relação à mesa. Quanto menor o modelo, mais peças serão necessárias para preencher e iluminar toda a área”, aponta. 

Para quem prefere um único item central, ela sugere buscar uma luminária suspensa que não ultrapasse as dimensões da mesa e a base da peça deve ficar de 70 cm a 90 cm de distância da mesa. 

Pendente com led integrado numa cozinha com várias cadeiras.
Pendente com led integrado. Crédito: Projeto do arquiteto André Viana / Foto de Emerson Rodrigues
Luminária suspensa com pendente em cozinha
Pendente em cozinha. Crédito: projeto da arquiteta Luciana Ballio / Foto de Emerson Rodrigues
Iluminação suspensa composta de vários pendentes com diferentes tamanhos e alturas em projeto de área gourmet
Pendentes com diferentes tamanhos e alturas em projeto de área gourmet. Crédito: Arquiteta Pati Cillo / Foto de Emerson Rodrigues
Pendente mais sofisticado, com led integrado
Pendente mais sofisticado, com led integrado/ Crédito: projeto do escritório Fan Interior Design / Foto de Emerson Rodrigues
Luminária suspensa na bancada da cozinha composta por pendentes
Bancada da cozinha com pendentes/ Crédito: Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues

Luminária suspensa para Banheiros

Sabe quando você erra a maquiagem ou sai com a barba mal feita de casa porque não deu para se ver bem no espelho com a iluminação do seu banheiro? Yokota explica que isso pode acontecer em razão do tipo de luz que é escolhido para o cômodo. 

Publicidade

“Em muitos espaços da casa, a iluminação é projetada do teto, por meio de lustres ou plafons, mas ela não é a mais indicada para atividades rotineiras como maquiagem, skincare ou a barba, pois a luz que vem de cima deixa sombras no rosto”, explica. “Por isso, o ideal é apostar em luzes que venham de frente”, acrescenta. 

Pendente ao lado do espelho e fitas de led posicionadas atrás do espelho/ Crédito: Projeto da Kaleidoscope Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues
Arandela em banheiro/ Crédito: Projeto da arquiteta Ana Yoshida / Foto de Emerson Rodrigues
Espelho com led integrado / Crédito: Projeto do designer Henrique Freneda / Foto de Emerson Rodrigues

Luminária suspensa para Sala de Estar / Cantinho de Leitura

Como tornar o seu cantinho de leitura mais agradável, aconchegante e intimista? A resposta pode estar na luz que você escolhe para o ambiente. 

“Os pendentes ou as arandelas podem ser posicionados em cima das mesas laterais e ao lado de poltronas”, sugere a designer. “Já quem prefere um modelo mais charmoso, pode apostar na luminária de piso como a escolha certa para trazer aconchego ao espaço”.

Luminária suspensa composta por pendente ao lado do sofá da sala
Pendente ao lado do sofá/ Crédito: projeto de Dantas & Passos Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues
Pendente na sala de estar em cima de um vaso de plantas
Pendente na sala de estar/ Crédito: Projeto do escritório FAN Interior Design / Foto de Emerson Rodrigues
Luminária suspensa de piso ao lado do sofá
Luminária de piso ao lado do sofá / Crédito: Projeto de Tatiane Waileman / Foto de Emerson Rodrigues

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Campo Limpo: bairro de antigas chácaras e áreas verdes

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Como criar um sítio sustentável?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Mandaqui: tranquilidade e muita área verde

3 minutos de leitura
Imagem destacada

De volta a um círculo virtuoso

4 minutos de leitura