Paraíba e Amazonas lideram ranking de inadimplência de aluguel
Levantamento aponta que Norte e Nordeste possuem o maior número de inadimplentes no Brasil

Publicidade
A taxa de inadimplência de aluguel registrou uma alta de 0,26% em dezembro. O total de inadimplentes saltou de 3,20% do mês anterior para de 3,46%, de acordo com o Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica. Este foi o patamar mais alto alcançado no segundo semestre de 2024. Em todo o ano, o pico foi de 3,86%, observado em fevereiro e abril.
“O aluguel é dificilmente o primeiro gasto a ser cortado, afinal a moradia é uma necessidade básica. Então, a inadimplência locatícia é um forte alerta de que a situação econômica da população não está saudável, principalmente para as classes mais baixas”, analisa Manoel Neto, Diretor de Negócios para Imobiliárias da Superlógica.
Entre as regiões do país, o Norte lidera o ranking com a maior taxa de inadimplência: 7,05%. A região é seguida pelo Nordeste (5,02%), Centro-Oeste (3,67%), Sudeste (3,13%) e Sul (2,73%).
Estados com maior inadimplência
Segundo o levantamento, a Paraíba foi o estado com mais inadimplentes no pagamento do aluguel em 2024. Quase 15,77% dos moradores estão há mais de 60 dias sem pagamento. Em seguida, aparecem Amazonas (12,50%), Pará (8,99%), Rondônia (8,18%) e Acre (6,26%) com as maiores taxas de inadimplência do País.
Publicidade
O ranking dos estados com as menores taxas é liderado por Santa Catarina (1,97%), seguido por Espírito Santo (2,01%), Amapá (2,44%), Minas Gerais (2,60%), Rio Grande do Sul (2,72%), Rondônia (2,72%) e Sergipe (2,99%).
O estudo também mostrou que dois grupos lideram a inadimplência do aluguel: curiosamente os mais ricos e mais pobres. Os maiores inadimplentes no âmbito residencial são aqueles que pagam aluguéis de até R$ 1 mil (5,43%) e quem paga acima de R$ 13 mil (5,19%).
Macroeconomia e jogo do tigrinho
De acordo com Manoel Neto, a conjuntura social do País é determinante para explicar os índices de inadimplência. “Em um ano marcado pelo crescimento das apostas esportivas e jogos online, o impacto nas finanças dos brasileiros foi considerável”, aponta.
+ Como fica o mercado imobiliário com a Selic a 12,25% ao ano?
Publicidade
E a perspectiva para 2025, segundo ele, não é positiva. “As projeções de aumento tanto na inflação quanto nas taxas de juros devem manter o orçamento das famílias pressionado ao menos no início do ano”.
O Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica é um levantamento mensal com mais de 800 mil pessoas em todo o Brasil. São considerados inadimplentes aqueles que possuem boletos que estão há mais de 60 dias sem pagamento ou que foram pagos com atraso de mais de 60 dias.
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis