Notícias

Índice de inadimplência em condomínios brasileiros é de quase 12%

Levantamento mostra que a região Norte tem maior nível de inadimplência do País

Por: Redação, Estadão Imóveis 22/04/2024 1 minuto de leitura
predio-condominios-sul
Condomínios do Sul do País são os que possuem menor índice de inadimplência, segundo pesquisa/ Crédito: Brastock Images/AdobeStock

Publicidade

A média de inadimplência dos moradores de condomínios brasileiros entre janeiro de 2023 a janeiro 2024 foi de 11,38%. De acordo com um relatório da administradora BRCondos, as maiores taxas estão na região Norte do País, com 16,82% de inadimplência, enquanto as menores estão na região Sul, com 4,66%. Já o Sudeste apresentou uma taxa de 10,75% e o Centro-Oeste uma taxa de 11,67%. 

Para Fernando Willrich, vice-presidente da BRCondos, a variação de impontualidade no pagamento do condomínio entre as regiões é justificado pelos índices de desemprego, desenvolvimento econômico e IDH. “A situação financeira de cada pessoa sempre vai ser o fator decisivo para o pagamento das contas em dia”, justifica. 

+ Com as contas atrasadas? Saiba se o seu imóvel pode ir à leilão

O não pagamento do condomínio pode resultar na perda do imóvel para o devedor. Como o débito existe exclusivamente por causa do bem, tradicionalmente ele é utilizado como garantia do pagamento. É quando acontece a alienação fiduciária daquela propriedade.

Publicidade

Isto sem contar que muitas vezes é necessário que o condomínio aumente a taxa condominial de todos os moradores para compensar o valor que não foi pago por um deles. 

+ Ficou inadimplente? Saiba como renegociar bem uma dívida

“Casos de inadimplência costumam ser resolvidos por meio da negociação, em que o morador pode cumprir com suas obrigações e pagar uma taxa de juros ou multa. Caso o problema persista, são impostas outras sanções ao condômino. Porém, quando essas iniciativas não surtem efeito, a perda do imóvel pode sim ser uma consequência”, afirma Fernando.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Cachoeirinha: conheça a história do bairro de tradição japonesa

4 minutos de leitura
Imagem destacada

10 dicas para escolher um bom corretor de imóveis

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Índice de reajuste de aluguel: como explicar para o locatário?

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Como funciona a doação de imóvel em vida?

5 minutos de leitura